Cereais não maltados na Rochefort

Mais
11 anos 3 dias atrás #51972 por Luciana Ribeiro
Outro dia, lendo com atenção o rótulo da Rochefort 10 vi que ela leva cereais não maltados em sua composição. Eu sempre associei cereais não maltados a cervejas comerciais e não imaginava que eles entrassem na composição de uma trapista. É errado, então, dizer que os cereais não maltados abaixam a qualidade da cerveja?
Mais
11 anos 3 dias atrás #51977 por Claudinei  

Luciana Ribeiro escreveu: Outro dia, lendo com atenção o rótulo da Rochefort 10 vi que ela leva cereais não maltados em sua composição. Eu sempre associei cereais não maltados a cervejas comerciais e não imaginava que eles entrassem na composição de uma trapista. É errado, então, dizer que os cereais não maltados abaixam a qualidade da cerveja?

Cereais não maltados e outros tipos de adjuntos (xaropes de alta maltose, açúcares, etc) são usados quando o objetivo é atingir um determinado teor alcoólico sem um correspondente aumento de corpo da bebida. Nas ales belgas isso é muito comum, pois do contrário poderia resultar em cervejas mais "pesadas" (como, por exemplo, a nossa Eisenbahn Strong Golden Ale, puro malte), sendo que isso não é desejado. Nas lagers de massa, também têm a função de reduzir custos.

Quanto à qualidade... bem, isso já é mais relativo. Em um estilo da escola alemã, por exemplo, pilsner ou bock, considero que tais adjuntos afetam negativamente a qualidade e até descaracterizam a cerveja, pois estes ingredientes não fazem parte da tradição da referida escola. Em relação às belgas, não vejo problema algum. Considero, inclusive, a Rochefort 10 um ícone mundial em termos de qualidade e sabor!
Mais
11 anos 3 dias atrás #51978 por Pedro Henrique Braga
No caso das nacionais de massa, que são em maioria lagers, o uso de cereais não maltados é para diminuir o uso da cevada, tornando a fabricação mais barata, e não para fins de mudanças em fermentação, grau de açúcar, teor alcoólico etc. Portanto, em termos de qualidade, depende muito da razão pela qual está sendo usado certo cereal não maltado.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciana Ribeiro
Mais
11 anos 3 dias atrás #51979 por Alexandre Almeida Marcussi

Luciana Ribeiro escreveu: É errado, então, dizer que os cereais não maltados abaixam a qualidade da cerveja?

Luciana, a resposta curta à sua pergunta é: sim, é errado. Ponto final.
A resposta longa o Claudinei deu, eu não mudaria uma vírgula.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Luciana Ribeiro
Mais
11 anos 2 dias atrás #51996 por Pedro Fraga
Lembrando que todas as trapistas usam açúcar ou outros cereais nas suas receitas, nenhuma delas é 'puro malte'.
Mais
11 anos 2 dias atrás #51997 por Fernando M Pacheco
Acho que nem existe cerveja belga sem adjunto. Conhecem alguma?
Tempo para a criação da página:0.366 segundos