De que maneira preferem degustar?

Mais
11 anos 2 semanas atrás #51866 por Thiago Souto
Boa tarde, pessoal.

Sou bastante novato nesse mundo das cervejas artesanais e especiais. Comecei há muito pouco tempo a experimentar diversas brejas e li que, para degustar, aconselha-se "separar" brejas do mesmo estilo OU brejas de estilos diferentes, mas do mesmo rótulo.

Estou com várias opções em estoque e fiquei na dúvida da maneira que devo adotar.

Particularmente, vocês preferem degustar brejas de rótulos diferentes e mesmo estilo (tenho algumas dubbel, tripel, belgian golden strong ales e dark strong ales em casa) ou brejas do mesmo rótulo e estilos diferentes (tenho o trio Chimay, o trio Maredsous, Westmalle Dubbel e Tripel e duas da Rochefort, faltando apenas a 10, além de Duvel Tripel Hop e Delirium Tremens).

Para finalizar: quando decidem degustar seguindo uma dessas duas maneiras, tomam uma por dia ou escolhem duas ou três e decidem degustar de uma só vez, tomando água e comendo algo entre uma e outra?

Obrigado, desde já!

Abraços.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51869 por Gustavo Silva
Geralmente eu tomo somente uma por dia, ou no máximo duas, mas não seguidas.

Quando vou em algum bar com foco em cervejas daí muda tudo. Tomo várias seguidas, porém tento ao máximo começar das menos encorpadas e saborosas para as mais.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51877 por João Luis Ferreira da Costa
Costumo degustar uma por dia.
Quando opto por mais de uma, sempre a menos expressiva primeiro, e entre uma e outra um copo d'água e uma fatia de pão para limpar o paladar.
Dependendo da belga (Rochefort por exemplo) tomando a 6, 8 e 12 você pode crer que a única diferença é a concentração/potência pois têm muitas semelhanças. Seria mais interessante degustá-las em momentos distintos.
Já estilos bem diferentes (PILSNER - IPA - STOUT) com características bem diferentes poderiam ser degustadas no mesmo dia que não seria ruim, desde que seguindo a ordem da menos expressiva para mais expressiva.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51880 por Thiago Souto

João Luis Ferreira da Costa escreveu: Já estilos bem diferentes (PILSNER - IPA - STOUT) com características bem diferentes poderiam ser degustadas no mesmo dia que não seria ruim, desde que seguindo a ordem da menos expressiva para mais expressiva.

Então você acha que experimentar estilos iguais de rótulos diferentes pode interferir na percepção do bebedor em relação às brejas? Pensei em degustar duas dubbels juntas, em outro dia duas tripels, e assim ir degustando para comparar as diferenças e selecionar as minhas preferidas. Mas se por serem muito semelhantes irão interferir na minha percepção, então irei de uma por dia nos dias de semana e, nos fins de semana, quando se tem até mais tempo para experimentar novas cervejas, seguirei a ordem da menos expressiva para a mais expressiva.

Obrigado!
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51881 por Yuri Lopes
Respondido por Yuri Lopes no tópico De que maneira preferem degustar?
Quando se lê menos expressiva pra mais expressiva, entenda de menor grau alcoólico pra maior grau alcoólico, pois vc está bebendo uma bebida alcoólica que inevitavelmente altera suas percepções, portanto, afetando suas percepções em relação a breja.

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51882 por Thiago Souto

Yuri Lopes escreveu: Quando se lê menos expressiva pra mais expressiva, entenda de menor grau alcoólico pra maior grau alcoólico, pois vc está bebendo uma bebida alcoólica que inevitavelmente altera suas percepções, portanto, afetando suas percepções em relação a breja.

Beleza, Yuri. Entendi o recado, obrigado.
Tempo para a criação da página:0.399 segundos