Wäls Petroleum explodiu, sujando até o teto da coz

Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #51389 por Carlos Bechtinger
Bom dia amigos,
Efetuei a compra de uma Wäls Petroleum e vou contar o ocorrido para tentar entender o que aconteceu. Vou contar a história passo a passo.

1. Coloquei a cerveja no congelador para gelar.
2. Depois de gelada tirei da geladeira, tirei o arame da rolha e percebi que a cerveja havia congelado ao tocar.
3. Voltei ela para a geladeira, fora do congelador para degustar em outro dia, já sem o arame.
4. No outro dia voltei a cerveja para o congelador até gelar.
5. Tentei tirar a rolha e não saia de maneira alguma, tentei puxar, empurrar, forçar com um canivete, com um saca rolhas de vinho, duas pessoas puxando uma pela garrafa e outra pelo sacador e nada. Achei estranho pois nos videos do youtube ela abre com facilidade.
6. Furei a rolha com o saca rolha, até ele vazar completamente a rolha, na tentativa de tirar algum gás ou facilitar a retirada e não adiantou.
7. Coloquei o saca rolhas de novo e dessa vez fui forcando ele de um lado para outro para assim ter mais força puxando a rolha e aí ela saiu.
8. A cerveja estava paradinha lá dentro mas já havia esquentado um pouco devido a tanta movimentação.
9. Cortei uns pedaços da rolha para ela caber novamente e empurrei até fechar.
Obs. Lembre-se que a rolha estava furada.
10. Ao voltar ela para a posição horizontal para entrar no congelador a cerveja começou a vazar pelo furo da rolha e eu fui chupar o pouquinho que estava saíndo.
11. Nisso a cerveja estorou e me sujou todo, sujou todo o teto da cozinha, paredes, piso e pia.

Imaginem minha frustração ao tentar provar estar cerveja depois disso tudo? eu e minha esposa nem quisemos jantar depois.

o que será que causou isso? Como pode ela ter estourado depois de ter ficado sem rolha e sem sinal de espuma ou pressão?

Será que uma falta de pressão inicial foi que dificultou a saída da rolha? será que o congelamento na primeira vez causou essa inércia da pressão?

Obrigado para quem leu até o final!
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Carlos Bechtinger.
Mais
11 anos 4 meses atrás #51390 por Dennis FM
O que causou a explosão eu não sei, agora tente não colocar cervejas como a Petroleum no congelador (se colocar tenha cuidado para não deixar congelar), já q o ideal é bebê-la não muito gelada...
Mais
11 anos 4 meses atrás #51392 por Paul K
É. Colocar no congelador foi seu erro. Primeiro que nenhuma cerveja merece ir pro congelador, mas umas merecem muito menos que outras, e RIS fazem parte desse grupo que realmente não faz nenhum sentido colocar no congelador.

O que aconteceu foi que essas cervejas precisam da gaiola pra manter a rolha no lugar sob pena de explodir. Foi o que aconteceu. A pressão cresceu demais quando a cerveja esquentou e bum.

Já quando tava congelada o problema era o contrário. Pouca pressão dentro, já que ela tava toda acumulada no líquido congelado. Não sei se você lembra das aulas de física, mas baixa temperatura = menor volume = menor pressão. Ou o contrário.

Resumindo: Nunca coloque nenhuma cerveja no congelador. Se colocar, espere esquentar de novo sem mexer nela antes.
Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #51393 por Fabiano Pereira
A propósito, não desista de degustar a Wals Petroleum, pois ela vale muito a pena! Mas a DUM Petroleum consegue ser melhor ainda, sem bairrismo. B)
Prost!

"Um pouco de cerveja é um prato para um rei." (William Shakespeare - "A Winters Tale").
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Fabiano Pereira.
Mais
11 anos 4 meses atrás #51394 por Alexandre Almeida Marcussi
Carlos, o que aconteceu foi uma lambança danada! :laugh:

Os repetidos choques térmicos provavelmente causaram alguma pequena avaria ou ranhura no vidro. O vidro aguentou enquanto o líquido estava congelado, mas, quando você forçou e a temperatura começou a subir (liberando a carbonatação e aumentando a pressão), a garrafa explodiu. Cervejas refermentadas na garrafa acumulam uma quantidade espantosa de pressão. Não congele, não descongele, seja gentil com elas. Aliás, se a sua cerveja já está na geladeira há bastante tempo, não suba para o congelador. Não há a menor necessidade.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 4 meses atrás #51401 por Gustavo Silva

Paul K escreveu: O que aconteceu foi que essas cervejas precisam da gaiola pra manter a rolha no lugar sob pena de explodir. Foi o que aconteceu. A pressão cresceu demais quando a cerveja esquentou e bum.

Mas pelo que ele disse havia um furo na rolha, não tem como aumentar muito a pressão com um furo.
Tempo para a criação da página:0.422 segundos