Por onde começar?

Mais
11 anos 5 meses atrás #50676 por Victor Souza
Criado por Victor Souza no tópico Por onde começar?
Boa Tarde galera,

bom, sou novo aqui no fórum e também no mundo das cervejas artesanais e gostaria da ajuda de vocês. Sempre quis saber mais sobre o assunto, sobre os tipos de cerveja e seus trejeitos. Mas agora que tenho mais tempo para começar a procurar e pesquisar sobre o assunto me vem uma dúvida que acredito que muitos tenham tido.

Por onde começar?! Quando chego nas prateleiras dos supermercados e lojas do segmento nunca sei qual é a breja que devo escolher como porta de entrada para minhas pesquisas.

Então, gostaria de saber quais vocês começaram ou então, indicam para um completo inciante.

valeu galera.
Mais
11 anos 5 meses atrás - 11 anos 5 meses atrás #50679 por Fabio Baeumle
Respondido por Fabio Baeumle no tópico Por onde começar?
Olá Victor,
Seja bem vindo à esse universo sem volta!!
Sugiro fortemente que você adquira e leia o livro de nosso Mestre Mauricio Beltramelli - Cervejas, Brejas e Birras, é leitura obrigatória tanto para iniciantes quanto para iniciados. De linguagem leve, você verá que não consegue para de ler e, após terminar terá tranquilamente condições de conhecer as cervejas que repousam nas prateleiras de lojas e supermercados, além de muito mais que o livro te proporcionará.
Ah... e decidir qual o seu estilo preferido é só experimentando mesmo... e essa é a parte boa!!!
Qualquer outra dúvida vai perguntando por aqui que a galera está aí para ajudar!!
Grande abraço.
Ultima edição: 11 anos 5 meses atrás por Fabio Baeumle.
Mais
11 anos 5 meses atrás #50680 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Por onde começar?
Acredito que isso seja muito relativo.....

Mas vamos lá. Estilos em Negrito, alguns exemplos na frente.

Witbier: Hoegaarden, Wals Witte
WeissBier: Paulaner Weissbier, Weihensthephaner Weissbier, Franziskaner, Backer Trigo, Colorado Appia, Dama Summer Lady
Belgian Blond Ale: Leffe Blond, Medieval, Maredsous 6, La Trappe Blond
Dunkelweizen: Paulaner Dunkel, Erdinger Dunkel
WeizenBock:Eisenbahn Weizenbock, Schneider Tap 6

Enfim, essas que eu listei acima não são muito difíceis de achar. Dá pra ficar a tarde toda falando aqui, mas é um bom começo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Victor Souza
Mais
11 anos 5 meses atrás #50681 por Bruna Coelho
Respondido por Bruna Coelho no tópico Por onde começar?
Olá gente!
Também sou nova no fórum, mas já aprecio cervejinhas há anos.

Vou contar como aprendi a escolher as cervejas.

Primeiro descobri qual o tipo de cerveja que mais me agrada, experimentei de Ale até Weissbier. Depois comecei a pesquisar sobre o tipo da cerveja, as mais comentadas, novidades, preços e assim por diante.

Espero ter ajudado.

;)
Mais
11 anos 5 meses atrás #50684 por Diogo Olivares
Respondido por Diogo Olivares no tópico Por onde começar?
Uma coisa que ajuda é sempre descobrir o estilo e o país de origem, geralmente os 2 disponíveis nos rótulos.
Existem basicamente algumas escolas cervejeiras, associadas aos seus países de origem, que tem características em comum, e aí você vai se habituando com os estilos que fazem parte dessas escolas. Pra citar alguns exemplos de estilos dentro de escolas:

Alemã: Em geral, tem cervejas mais leves, com notas de cereais ou torrado, no caso Lagers. Ex: Pilsen, Weiss/Weizen, Bock, Dunkel, Schwarzbier.

Belga: Classicamente, provê cervejas adocicadas, com teor alcoólico entre moderado e alto, com notas frutadas, florais e/ou torradas. Ex: Blonde Ale, Witbier/Blanche, Brune/Dubbel, Tripel, Golden Strong Ale, Dark Strong Ale

Inglesa: Sua cervejas mais leves possuem uma textura bem líquida, notas abiscoitadas e certo amargor, enquanto as mais fortes são densas, bem adocicadas e/ou torradas. Ex: Bitter Ale, Extra Special Bitter Ale (ESB), Brown Ale, Porter, Stout, Barley Wine.

Americana: Via de regra, os americanos: 1) fazem cervejas potentes, principalmente em nível de amargor e álcool; 2) misturam estilos e criam belas aberrações. Ex: American Pale Ale, American India Pale Ale (IPA), Russian Imperial Stout e, enfim, versões de estilos de outras escolas feitas por cervejarias americanas.

Minha impressão é de que as cervejarias brasileiras se inspiram de forma mais comum nas escolas alemã e americana. Mas existem também boas cervejas brasileiras de escola belga ou inglesa.

Uma sugestão é experimentar cada estilo em pares (ou maior quantidade :laugh: ), de forma que você compare cervejas do mesmo estilo com uma impressão fresca na cabeça, pra identificar características similares e formar uma impressão básica daquele estilo.

Também recomendo ler livros, ou mesmo a sessão ''A cerveja'' aqui do site brejas, assim como ''o Guia'', principalmente a sessão de ''Como degustar'', sob o viés da Visão, Olfato, Paladar e Tato.
Mais
11 anos 5 meses atrás #50690 por Alexandre Almeida Marcussi
Victor, se me permite, indico uma matéria que escrevi no meu blog com sugestões de degustação para iniciantes: Cervejas para iniciantes e iniciados . Aqui no Brejas também tem uma lista dessas, mas está super desatualizada. No mais, boas degustações!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.474 segundos