Percepção sensorial é muito mais sugestionada psicologicamente do que parece. Lembro-me de um experimento semelhante citado pelo Randy Mosher, mas com sucos de frutas. Eram apresentados sucos de frutas com seus respectivos corantes tradicionais (isto é, o suco de laranja era laranja, o suco de uva era roxo, o suco de limão era verde etc.), depois sucos com os mesmos aromatizantes e flavorizantes, mas sem nenhuma cor (transparentes), e depois os mesmos sucos com os corantes trocados. Os degustadores deveriam dizer qual era o sabor do suco. A grande maioria acertou quando os corantes estavam "certos". Os erros cresceram com os sucos sem cor, e cresceram mais ainda com os sucos com corantes trocados.
A verdade é que a visão de uma cerveja já nos dá uma série de expectativas do que vamos encontrar no nariz e na boca. Se vemos uma cerveja escura, logo "avisamos" o cérebro de que ele deve começar a procurar por café, chocolate, frutas escuras etc. (o que explica por que tanta gente vê "café" em cervejas escuras que não têm essa característica, como as belgas). Se sabemos qual é a cerveja sendo servida, então, já praticamente avisamos quais sabores deverão ser encontrados. Estou bebendo uma IPA? Preparo meu nariz para pegar cítricos, frutados, herbais etc. Esse condicionamento pode ser tão grande que nossos sentidos ficam "dessensibilizados" para outras características que não estão nas nossas expectativas, que portanto se tornam muito mais difíceis de detectar. O mesmo ocorre em relação à avaliação qualitativa: se sabemos que uma determinada cerveja é muito bem cotada, ou foi muito cara, já "avisamos" nosso cérebro para detectar características agradáveis e ficamos dispostos a considerar a cerveja como muito positiva. A mesma cerveja, se não estiver carregada da mesma expectativa, poderia de repente ser julgada "correta" ou "mediana", e talvez não víssemos tanta complexidade nela simplesmente porque não estaríamos procurando.
Degustar é aprender ao mesmo tempo a treinar e também destreinar continuamente todos os sentidos.