Degustação da Bourbon County Stout

Mais
11 anos 9 meses atrás #48168 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Galera, eu estou com uma nada humilde dúvida.

Tenho uma sequência de safras da Bourbon County Stout (2007, 2008, 2009 e 2010) da Goose Island em adega e eu queria saber qual seria a melhor forma de degustar o conjunto. Se seria fazendo uma degustação vertical (que pode ser pesadíssima em se considerando que é uma cerveja de 13% ABV) ou se seria degustando individualmente (tipo 1 por dia).

Também tenho a dúvida se uma RIS (não só ela, como qualquer outra) pode ser aberta e depois fechada como naqueles recipientes tipo Growler, com bico pressionado. Isso me ajudaria a degustar somente um pouco de cada cerveja em uma eventual degustação vertical.

Também gostaria de saber quanto tempo uma RIS como ela aguentaria em guarda, já que a mais antiga delas já está com 6 anos de guarda.

Outro ponto é quanto à temperatura. Seria temperatura ambiente, correto?

Agradeço a ajuda.
Mais
11 anos 9 meses atrás #48170 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico Degustação da Bourbon County Stout
Se você comparar pra ver qual a melhor dentre elas o ideal é uma degustação lado a lado. Se for só pra aproveitar as cervejas eu acho que o melhor é beber uma de cada vez.

Agora, eu poderia dizer pra ser homem e tomar cada garrafa até o fim. Mas de for pra guardar pra depois se você transferir pra outra garrafa pode arruinar a carbonatação. O ideal é usar uma daquelas tampas pra vinhos e tampar a própria garrafa da cerveja. Deve durar por um ou dois dias.

O tempo de guarda é relativo, esse tipo de cerveja dura bastante, 10 ou 15 anos talvez. Mas isso não quer dizer que o tempo ideal de guarda seja tão alto. Geralmente o que acontece é que em alguns anos ela alcance um ápice e depois só vai piorando, mesmo que continue boa por alguns anos ainda. Talvez 6 anos já tenha passado do auge, talvez não. Só quem já bebeu essa cerveja vai saber. Isso pode mudar um pouco de safra pra safra ou mesmo de garrafa pra garrafa. Fora que vai do gosto da pessoa também. Um pode preferir ela um pouco mais nova outro um pouco mais velha.

Já a temperatura a ideal é realmente a temperatura ambiente. O que você pode fazer é por um pouco na geladeira pra esfriar um pouco e depois ir bebendo, ai enquanto você bebe ela vai aumentando de temperatura e você pode ir sentindo diferenças no sabor. Tem cervejas que é impressionante o quanto mudam logo que você tira da geladeira e depois que ela chega numa temperatura mais alta.
Tempo para a criação da página:0.409 segundos