Revista Prazeres da Mesa - top 60, melhores 2012

Mais
12 anos 10 meses atrás - 12 anos 10 meses atrás #45012 por Gil Lebre Abbade Franco
quando comecei a acompanhar, anualmente, a publicação das melhores cervejas listadas por especialistas do ramo na revista Prazeres da Mesa, confesso que esta servia como um guia do que eu ainda não conhecia e deveria experimentar do que tinha disponível no Brasil.
nos últimos anos a curiosidade em saber as escolhidas continuou, mas o guia ficou obsoleto no sentido das escolhidas ou já terem sido provadas ou conhecidas por mim. a quantidade de veiculações sobre cervejas tinha aumentado, então revistas que tratavam sobre cerveja estavam apenas repassando o bagaço de uma informação já mastigada.
portanto continuo acompanhando a lista da revista e concordei quando escolheram a Rodenbach Grand Cru e a Ola Dubh Special Reserve 40, mas escolherem a PILSNER URQUELL como a melhor cerveja do ano passado?!
eu até gosto dela, mas 2012 foi o ano que recebemos uma avalanche de novas cervejas almejadas, poderiam ter escolhido como top uma cerveja de uma infinidade de novas cervejarias importadas pra cá: De Molen, Mikkeller, Verhaeghe, Struise, Founders, Del Ducato,...

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 12 anos 10 meses atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
12 anos 10 meses atrás #45018 por Alexandre Almeida Marcussi
Concordo em parte com você, Gil. Mas veja, o ranking da Prazeres quase sempre valorizou cervejas de alta penetração de mercado, como quando elegeram a Brooklyn Lager como melhor do ano. É uma ótima cerveja, não tenho dúvida, mas a escolha ficou mais por conta da acessibilidade e do potencial de aceitação do rótulo. Acho que repetiram a dose agora com a Urquell, que em 2012 começou a ter um esquema de importação e distribuição acertado, estando presente em supermercados com preços mais condizentes com o mercado (quem não se lembra da época em que ela custava R$ 40?).

Ainda não vi o ranking, mas essa é a minha impressão. Para você, qual seria a top de 2012 no Brasil?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 10 meses atrás #45019 por Yuri Lopes
Concordo com você Alexandre. É uma revista gourmet, mas nem todos, que sá 99% de seus leitores conhecem uma Mikkeller, Founders entre outras... Com certeza é uma lista das cervejas acessíveis a todos...

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
12 anos 10 meses atrás #45029 por Gustavo Guedes
Sem contar o JABÁ que deve rolar sempre nesses rankings.

Antes que venha algum repórter me dar aula de ética, eu disse DEVE, não faço a mínima ideia se rola ou não rola jabá, é só uma SUPOSIÇÂO.

De qualquer forma gosto de ver esses rakings; abaixo as 20 melhores, por ordem, segundo a revista:


Pilsner Urquell
Tripel Karmeliet
Rodenbach Grand Cru
St. Bernardus Abt 12
Wäls Petroleum
Brooklyn Sorachi Ace
Colorado Vixnu
Trappistes Rochefort 10
Brooklyn Lager
Duvel
Chimay Grande Réserve
Brewdog Punk IPA
Westmalle Tripel
Seasons Green Cow
Bodebrown Wee Heavy
Bamberg Rauchbier
Way Amburana Lager
Heineken
Amazon Beer Red Ale Priprioca
Duvel Tripel Hop

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
12 anos 10 meses atrás #45033 por Alexandre Almeida Marcussi
Interessante a lista, Gustavo. Bem representativa do que foi 2012. Tem algumas colocações que eu até entendo, mas que para mim ainda refletem imaturidades do mercado. Comemorei aqui com o vice-campeonato da minha queridíssima Karmeliet, que andava meio de escanteio! :P

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 10 meses atrás #45037 por Paul K
Realmente, não me surpreenderia descobrir que alguém pagou bem pra colocar a Pilsner Urquell em primeiro. A lista é boa do segundo pra trás, mas esse primeiro lugar...

Até por que se fosse uma lista realmente preocupada com a penetração do mercado isso se refletiria em toda a lista, e não só na primeira colocação. Se fosse uma questão de conhecimento dos leitores (que não conhecem Founders e Mikeller) a Rodenbach Grand Cru também não estaria na lista. Tenho cerveja que muito mais gente no Brasil tomou Founders ano passado que Rodenbach, além daquelas provavelmente serem mais fáceis de achar por ai que essas.
Tempo para a criação da página:0.461 segundos