quando comecei a acompanhar, anualmente, a publicação das melhores cervejas listadas por especialistas do ramo na revista Prazeres da Mesa, confesso que esta servia como um guia do que eu ainda não conhecia e deveria experimentar do que tinha disponível no Brasil.
nos últimos anos a curiosidade em saber as escolhidas continuou, mas o guia ficou obsoleto no sentido das escolhidas ou já terem sido provadas ou conhecidas por mim. a quantidade de veiculações sobre cervejas tinha aumentado, então revistas que tratavam sobre cerveja estavam apenas repassando o bagaço de uma informação já mastigada.
portanto continuo acompanhando a lista da revista e concordei quando escolheram a Rodenbach Grand Cru e a Ola Dubh Special Reserve 40, mas escolherem a PILSNER URQUELL como a melhor cerveja do ano passado?!
eu até gosto dela, mas 2012 foi o ano que recebemos uma avalanche de novas cervejas almejadas, poderiam ter escolhido como top uma cerveja de uma infinidade de novas cervejarias importadas pra cá: De Molen, Mikkeller, Verhaeghe, Struise, Founders, Del Ducato,...
nem "brahmeiro", nem "beer snob"