Apresentação e dúvida

Mais
15 anos 1 semana atrás #4034 por Wendell Borges
Boa tarde a todos,

Gostaria de saber como fazer para conseguir as temperaturas sugeridas no site. Por exemplo, existe algum "termometro" para geladeira ?

Aproveito e me apresento como mais um apreciador da arte cervejeira.

[ ]s
Mais
15 anos 6 dias atrás #4036 por Alexandre Almeida Marcussi
Wendell, primeiramente, seja benvindo ao fórum! Minha sugestão para controlar com precisão as temperaturas das brejas é que vc adquira um termômetro para vinhos. Existem desde modelos baratinhos, a menos de R$ 10, que cumprem o serviço muito bem, até modelos caros e sofisticados, e mesmo termômetros infravermelhos com os quais vc nem precisa encostar na garrafa para medir a temperatura.

O jeito mais fácil de se fazer isso é tirar a breja da geladeira, medir sua temperatura e deixá-la "esquentar" até atingir a temperatura de consumo que vc quiser. Mas o meu jeito preferido é deixá-la esquentar no copo mesmo, com o calor das mãos, se vc sentir que ela está muito gelada. À medida que ela vai esquentando, certos aromas tornam-se mais voláteis e se manifestam com mais intensidade. O jeito mais preciso, evidentemente, é ter uma adega climatizada na qual vc possa controlar rigorosamente a temperatura interna.

Com o tempo, após medir algumas cervejas ao tirar da geladeira, vc vai "pegando o jeito" e sabendo a que temperatura ficam as brejas em cada parte da sua geladeira. De maneira geral, uma boa dica é usar a porta e as prateleiras inferiores para cervejas que requerem temperaturas mais altas, e usar o fundo e as prateleiras superiores para obter temperaturas mais baixas.

Mas, no frigir dos ovos, acho que isso não é tão importante quanto parece na maioria dos casos. Com o tempo, e com um pouco de experiência, vc mesmo vai começar a perceber quando uma cerveja está gelada demais, e aí é só esperar um pouquinho com o copo na mão até ela ficar "no ponto". O mais importante é curtir a experiência, e às vezes um approach mais "informal" vale mais a pena nesse caso, ainda mais se estiver degustando em companhia.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 6 dias atrás #4039 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Apresentação e dúvida
Eu tenho um termômetro daquele que "abraça" a garrafa, você mede a temperatura antes de abrí-la. O sistema usado é o mesmo daquele termômetro de aquário que é colado no vidro. Eu duvidava de sua precisão mas tirei a prova quando comparei, na mesma cerveja, com um termômetro de imersão, estava igual.

Mas a prática leva quase à perfeição ! Peguei essa manha com vinho. Ponho a garrafa na geladeira e uso o 'mãozômetro", quando sinto que está ok, está mesmo, não precisamente mas bem próximo ao que quero.
Mais
15 anos 6 dias atrás #4043 por Anderson Martins
Respondido por Anderson Martins no tópico Re:Apresentação e dúvida
Guima, esse seu termometro de garrafa afere temperaturas mais baixas??? Eu estava procurando um desse pra comprar no Mercado Livre mas pelo que vi o minimo que eles chegam é 10°, ai é furada pra usar com cerveja...
Eu tenho um daqueles de imersão parecido com um martelinho, funciona bem, o problema é que quando você vai medir a cerveja já esta aberta, eu uso mais para tirar alguma duvida, por exemplo, esses dias eu estava tomando uma Leffe e percebi que estava incomodando um pouco no paladar, medi e não deu outra, estava muito gelada, aguardei um pouco e ficou uma delicia....
Mais
15 anos 6 dias atrás - 15 anos 6 dias atrás #4046 por Lucas F. Zurwellen
Não sei qto a vocês, mas eu acho q da pra sentir e ter uma noção da temperatura q ta sua breja. Se vc sabe a que temperatura minima que a geladeira chega da pra pegar a referencia bem facil!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Ultima edição: 15 anos 6 dias atrás por Lucas F. Zurwellen.
Mais
15 anos 6 dias atrás #4050 por Mauro Renzi Ferreira
Duas coisas que o Marcussi comentou e que eu faço:

1 - Deixar a cerveja esquentar na mesa ou no copo, percebendo como os aromas e sabores se tornam mais vivos conforme ela "esquenta".

2 - Usar as prateleiras mais baixas da geladeira para "gelar menos" alguns tipos de cerveja.

Quanto aos termômetros, ainda não tenho e, sinceramente, não sei se teria paciência de usá-los. Além do mais, a coisa está um pouco "apertada"... Ou eu compro o termômetro, ou as cervejas...
Tempo para a criação da página:0.387 segundos