Olá,
Acompanho o fórum há alguns anos (graças a ele, aliás, que me tornei um apreciador das cervejas ditas especiais), mas nunca havia tido interesse em postar até então.
Há pouco, abri uma 3 Lobos Exterminator, para ajudar a combater o calor. Essa é uma, aliás, de minhas cervejas favoritas, especialmente em função do custo-benefício.
Ao vertê-la no copo, percebi que havia sido despejado junto com o líquido algo como um cisco, muito semelhante a um grão de arroz cinzento. Dado que a cerveja leva em sua composição capim limão, me pareceu bastante razoável que fosse algum vestígio do tipo (inclusive porque não ficaria surpreso em encontrar algum tipo de corpo de fundo nessa cerveja). Beberiquei um pouco do copo, e observei que o dito cisco permanecia flutuando. Me interessei em olhar com mais atenção, e fiquei com a impressão de que talvez não fosse o que eu achava. Retirei com uma colher e observei contra a luz; o tal cisco é uma pequena larva, com aproximadamente 0,5 cm. Indícios além da aparência evidente - mas também a distinção de cores entre um lado e outro do bichinho (cilíndrico, como um grão de arroz), além de uma diminuta extensão, como uma pequena cauda ou cabelinho/anteninha - comprovaram se tratar de algum tipo de larva ou inseto semelhante. Ao perceber isso, fiquei um tanto incomodado. Não fiquei necessariamente com nojo ou algo do tipo (mas tenho certeza que algumas pessoas [como minha mãe] provavelmente ficariam), mas me sinto meio chateado.
Não esperava encontrar esse tipo de "corpo de fundo" (se é que posso usar essa expressão) em minha cerveja, tampouco quero encontrar coisa semelhante em outras. Também não tenho interesse em fazer tempestade em copo d'água, criar dramas ou algo do tipo por ter encontrado uma larva aparentemente inofensiva na bebida, o que obviamente passou desapercebido durante o processão de produção/envase. Em realidade, a Backer é provavelmente a cervejaria nacional por quem tenho mais carinho; sou fã da coleção 3 Lobos (pela qualidade e bom preço), que conheci juntamente com a Medieval (excelente breja, atualmente apenas demasiado cara) em uma viagem a BH. Entretanto, não sei ao certo o que pensar (já que nada pretendo fazer quanto a isso, no máximo enviar um e-mail à empresa comentando o caso).
Alguém já passou por coisas semelhantes? É possível dizer que isso é algo "comum", e, talvez arriscando um pouco mais, algo "aceitável"?
Enfim, jogo a bola para que os companheiros opinem. Até tirei uma foto de péssima resolução do bichinho com o celular, mas como não tenho a menor intenção de tentar fazer qualquer coisa quanto a isso (além de pensar e conversar sobre o assunto), não achei que seria interessante postar.
E aí, meu sentimento de chateação tem fundamento, ou eu não deveria ter ficado incomodado com essa primeira vez em que passo por isso?