Dúvida armazenamento - Cidade muito quente!

Mais
13 anos 8 meses atrás - 13 anos 8 meses atrás #40003 por João Ricardo Costa
Boa noite pessoal.
Sou novo no mundo da degustação de cervejas, e estou com uma dúvida. Li em vários fórums e sites sobre qual a melhor maneira de armazenar cerveja. Bom, quase que unânime, aconselha-se guardar em um local fresco, que não ultrapasse os 20 graus. Ocorre que moro em Cuiabá-MT, em constantemente as temperaturas aqui ultrapassam os 40ºC, dentro de casa fica em torno de 30ºC. Ou seja, acredito não ser recomendável guardar fora de um local refrigerado.
Possuo uma adega onde guardo vinhos, mas só cabem garrafas deitadas, e li também que a melhor forma de guardar é com as garrafas em pé. Em suma, possuo um frigobar também, e medi a temperatura interior, fica em torno de 5 a 8ºC. Será que posso guardar neste frigobar? Lembrando que por enquanto não tenho o objetivo de armazenar cervejas por um longo período de tempo, no máximo 1 mês, 1 mês e meio...

Grande abraço a todos!!

João Ricardo
Ultima edição: 13 anos 8 meses atrás por João Ricardo Costa.
Mais
13 anos 8 meses atrás #40004 por Paul K
Não tem problema nenhum guardar nesse seu frigobar ou mesmo na sua geladeira. Na verdade acho que nesse seu intervalo de tempo de 1 mês e meio até fora da refrigeração não vai fazer muita diferença.

Guardar deitado não é o ideal, mas de novo, nesse tempo que você ta falando não vai fazer diferença.

Acho que a coisa mais importante a se levar em consideração é não deixar em contato direto com o sol, não só pela temperatura, mas pelo efeito negativo que o sol tem no lúpulo.
Mais
13 anos 8 meses atrás #40032 por Rodrigo Adachi
Cara, tenho a mesma dúvida.

Digamos que eu queira servir umas stout. Eu li em alguns lugares que a temperatura ideal para servir fica entre 8 e 12 graus.

O que seria melhor?
-Armazenar numa geladeira, em torno de uns 3 graus e, antes de beber, deixar ela um tempo fora da geladeira pra esquentar um pouco?

-Tentar guardar no guarda-roupa, como se fosse uma adega, e, antes de servir, deixar um tempo na geladeira, pra esfriar um pouco?

Outra dúvida. Alguém sabe em torno de que temperatura a cerveja fica, numa cidade com temperatura entre 29 graus de dia e uns 11 graus de noite, quando armazenada em um lugar que seja parecido com uma adega (sem luz nem muito vento) ?
Mais
13 anos 8 meses atrás #40035 por Lucas Zufi Leite
Deixar na geledeira, no frio ou no calor não tem erro.

Se for pra ficar bastante tempo guardada, eu coloco na parte de baixo da geladeira que tem uma temperatura mais alta (entre 3°C e 5°C) e em pé, claro. Na hora de tomar eu tiro da geladeira e deixo uns 5 minutos no caso de uma Stout, ou tomo na hora mesmo, no caso de uma Pilsen por exemplo.
Mais
13 anos 8 meses atrás #40038 por Rodrigo Adachi
Lucas, sim, isso me pareceria o mais natural, mas fiquei receoso por algumas coisas que li.

Por exemplo:
"Some final advice: if you cellared your beer too cold, then serve it immediately you'll get less carbonation, less aroma and less flavour. You'll also risk numbing your palate. Use the store temp = serve temp rule and you'll be fine. "

Pra quem não entende inglês tão bem, basicamente é isso:
"Se você armazenou sua cerveja em temperaturas baixas, sirva imediatamente, caso contrário você terá menos carbonatação, menos aroma e menos sabor. Você corre o risco de anestesiar seu palato. Use a regra "temperatura para servir = temperatura para armazenar" "

Outra coisa que eu vi é que o ambiente na geladeira é muito seco e isso não é bom pois resseca a rolha ou sei lá o que mais hehe
Mais
13 anos 8 meses atrás #40041 por Lucas Zufi Leite
Rodrigo, 5 minutos é muito pouco tempo para a cerveja perder essas características, acho que essas informações se referem à tempos muito maiores que isso.
Tempo para a criação da página:0.661 segundos