Pô Jose, se ninguém respondeu ainda é porque quem entrou no forum até o momento não sabe a resposta, eu mesmo já tive tópico que só respondido depois de 15 dias, você acha que é ma vontade??? Que nada, bastou entrar um que sabia a resposta entrar e responder para os outros irem no embalo, cada um colaborando com o que sabe, outros fazendo mais questionamentos ainda, e assim o forum "anda".... e outra, aqui é na base de um ajudando o outro, ninguém ganha nada com isso, é um lugar de descontração que a galera entra nas horas vagas para arejar a cabeça e encontrar pessoas que possuem o gosto pela cerveja em comum.
Quanto a sofisticação, tudo indica que você faz parte de uma minoria aqui do forum que possui sua própria chopeira, se isso não é ser sofisticado então não sei o que é.... Quem me dera ter uma area de churrasqueira no fundo do quintal, com a chopeira só esperando para conectar o barril.... (sonho de consumo....)
Quanto ao forum certo ou errado, fica a seu criterio, se curte fazer uma amizade e bater um papo de boa está no forum certo, agora se procura arrumar confusão esta no lugar errado, só para ter uma idéia, participo do forum desde seu primeiro dia, atualmente consta 3683 posts (só conferir no rodapé), desse tanto aí de post só o seu causou polemica.
Espero que acompanhe o forum e continue participando assim terá a oportunidade de verificar que é formado por pessoas que apesar de seu vasto conhecimento cervejeiro nem um pouco esnobes, pois nunca vi ninguém tirando onda de pergunta de ninguém, por mais que seja uma questão simples sempre a galera responde com a maior da boa vontade.
Se junte a galera e vamos fazer amizades e tomar cerveja que é o que interessa.
Um abraço