sobre o levedo

Mais
14 anos 1 mês atrás #36394 por Rafael Palomino
Criado por Rafael Palomino no tópico sobre o levedo
Aí pessoal, não sei se esse é o lugar certo para postar essa dúvida de leigo, mas vou colocar mesmo assim, hehehe...

Tenho aprendido um pouco sobre cervejas aqui no Brejas, e às vezes leio as notas de degustação de vocês, e vejo que fazem referência ao aroma do levedo. Eu nunca cheirei levedo na minha vida para saber que aroma é esse. Como posso identificá-lo? Tem alguma cerveja em que esse aroma é muito evidente, alguma outra coisa com que ele se parece, etc.?
Mais
14 anos 1 mês atrás #36395 por fernando pereira frassetto
Rafael, o levedo em si não é responsável por aromas e sabores, mas sim sua interação com o malte durante a fermentação. Dessa ação da levedura resultam os aromas e sabores, que são muito variáveis por conta dos diferentes tipos de malte e de espécies de levedura utilizados.
As melhores cervejas para se notar essa interação com certeza são aquelas que carregam leveduras na garrafa, principalmente as Ale. Como a ação delas é prolongada, pode-se perceber melhor sua contribuição para as características da cerveja. As Weiss são exemplos mais acessíveis, mas as Lambic e as Berliner Weisse também são ótimas opções.
Mais
14 anos 1 mês atrás #36396 por Gil Lebre Abbade Franco
Respondido por Gil Lebre Abbade Franco no tópico Re: sobre o levedo

Rafael Palomino escreveu: Aí pessoal, não sei se esse é o lugar certo para postar essa dúvida de leigo, mas vou colocar mesmo assim, hehehe...

Tenho aprendido um pouco sobre cervejas aqui no Brejas, e às vezes leio as notas de degustação de vocês, e vejo que fazem referência ao aroma do levedo. Eu nunca cheirei levedo na minha vida para saber que aroma é esse. Como posso identificá-lo? Tem alguma cerveja em que esse aroma é muito evidente, alguma outra coisa com que ele se parece, etc.?

Rafael, o aroma de levedo a que se refere lembra cheiro de fermento Fleischmann.
o encontro em algumas cervejas de trigo e Belgian Blond Ales, por exemplo.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
14 anos 1 mês atrás #36398 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re: sobre o levedo
Já notei este cheiro a que o Gil se referiu, em algumas cervejas não filtradas como german weizen e algumas trapistas. Não é fácil descrevê-lo, a analogia com fermento Fleischmann é boa e oportuna.
Mais
14 anos 1 mês atrás #36399 por Rafael Palomino
Respondido por Rafael Palomino no tópico Re: sobre o levedo
Valeu, pessoal! Vou procurar as cervejas que vocês recomendaram, e dar uma boa cheirada no fermento Fleischman! hehehe Abraço!
Mais
14 anos 4 semanas atrás #36420 por MARCELO RICARDO MONICH
Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re: sobre o levedo
Também dá para relacionar com o cheiro da massa de pão antes de ir ao forno.
Nesse momento o fermento é bem presente.
Tempo para a criação da página:0.395 segundos