Sou iniciante no mundo das cervejas.
Cresci na cidade e não consigo perceber determinados sabores e principalmente aromas. Até já pensei em adquirir um kit de aromas de vinhos - não achei kits de aromas de cervejas - para melhorar meu olfato.
De qualquer forma, tenho estudado e degustado cervejas especiais principalmente desde outubro de 2011, e já experimentei algumas das cervejas clássicas comentadas aqui. Meu paladar está melhorando um pouco.
Lendo o excelente artigo do Alexandre Marcussi sobre cervejas com o método Champenoise (
www.brejas.com.br/blog/25-01-2012/bieres...u-novo-status-11420/
), me veio à cabeça algumas dúvidas.
Conforme o texto do Marcussi, a base das cervejas com método Champenoise costuma ser uma Strong Ale (é o caso da Eisenbahn Lust ou Deus) ou Dark Strong Ale (Malheur Brut).
Se o método fosse aplicado às cervejas abaixo, qual seria o provável sabor e aroma das mesmas?
- Baden Baden Red Ale
- Antartica Original - desculpem por colocar uma cerveja mais simples na relação, mas das mais baratas e disponíveis em qualquer lugar é uma das que mais aprecio
- Boon Kriek
- Hacker-Pschorr Anno 1417
- Bavaria 8.6 Special Red Beer
Já existem cervejas disponíveis que mesmo não usando o método Champenoise se assemelhariam ao resultado que teríamos ?
Outra dúvida: se as cervejas fossem maturadas em barris de carvalho ou outros - vide Wäls Quadruppel - durante anos, teríamos uma cerveja mais complexa e rica. Isso as ajudaria em se aproximar do status dos vinhos no mercado ? Até quanto tempo essa maturação seria viável, mantendo-se - ou melhorando - a qualidade da mesma ?
Obrigado pelas respostas.