Putz, eu lembro de quando saiu essa lista, mas não tinha lido na íntegra; valeu pelo post, Anderson! Essa é uma das "piores" listas que saíram por aí, na minha opinião: arbitrária, apela para critérios bobos e apelativos, não tem embasamento, quer falar em diversificação e nem menciona os estilos. Sei que não dá para esperar muito mais da Maxim além de "machos" querendo posar de ricos e garanhões com suas cervejas caras, mas fico chateado com essa associação continuada da cerveja com agressividade, com "coisa de macho". E, claro, as frutadas são sempre para as mulheres, como se fruta fosse coisa de viadinho. Apesar de ter várias bem frutadas listadas entre as "de macho". Às vezes não tem o menor motivo, os caras elegem uma que é "de macho" que, na verdade, é até bem delicada - vide La Chouffe. Fetichiza toda a coisa. Mas, como eu disse, cada público tem aquilo que merece...
Cilene Saorin disse uma coisa muito interessante na entrevista dela ao Pão e Cerveja: é preciso atuar no sentido de feminilizar a cerveja e desassociá-la da violência e da agressividade do (mau) universo masculino. Concordo completamente com ela, isso é machismo bobo. E sabe quem se dá mal? Os próprios homens "ogros", cujas mulheres depois acabam detestando toda cerveja porque "não é para moças". Que bebam sozinhos; eu sigo bebendo a dois!