Presença do álcool e tempo de guarda

Mais
14 anos 1 semana atrás #26243 por Felipe Chehuan
Alguém saberia me explicar por favor, porque com o tempo de guarda (nas cervejas apropriadas para isso) a sensação do álcool no paladar costuma ficar mais suave? Porque teoricamente com a refermentação na garrafa, comum em alguns estilos que muitas vezes são guardadas por mais tempo, o teor alcoólico da cerveja aumentaria mesmo que pouco, o que só me faria pensar contra a idéia da sensação alcoólica diminuir. Será que é porque ele volatiza? Mas no envase completamente selado isso seria mais improvável não? Enfim procurei em diversos livros e no google porém não achei a explicação, se alguém souber por favor.

Obrigado,

Abraços
Mais
14 anos 1 semana atrás #26252 por Claudinei  
Felipe, não sei a resposta para sua pergunta, talvez um beer sommelier ou um químico estejam capacitados para isso. Observo, porém, que nos destilados isso é bem perceptível: a bebida fica mais suave ao paladar com o envelhecimento. Prove um JW Blue Label e compare com um Red Label: a diferença é enorme...
Mais
14 anos 1 semana atrás #26284 por Carlos De Manuel
Ja que chamaram um beer sommelier, vou tentar contribuir:

A evolução da cerveja de guarda irá depender de vários fatores, como o estilo e condições de armazenagem. Normalmente, pelo consumo dos açúcares do malte, uma das lterações é deixar a serveja com notas menos adocidadas e mais seca.

Quanto a graduação alcoólica, ela não pode ser reduzida com a guarda - pelo contrário, em tese se as leveduras continuassem a trabalhar, o abv tenderia a aumentar, ainda que levemente.

Mas há uma explicação bem plausível para sua sensação de atenuação do álcool: com a evolução de outros aromas/ sabores podem fazer com que essas características se tornem mais evidentes, diminuindo a sensação alcoólica.
Tempo para a criação da página:0.399 segundos