Thomas Hardy's Ale, qual o estilo certo?

Mais
14 anos 1 mês atrás #25250 por Milu Lessa
Ando bastante confusa quanto à classificação de certas cervejas. Tudo bem que tem várias cervejas classificadas incorretamente aqui, pois boa parte delas é classificada pelos próprios usuários, que às vezes se equivocam. Mas há cervejas notórias que aqui estão classificadas como uma coisa e daí vc vai no Beer Advocate e consta outra. A que tem me encafifado é a Thomas Hardy's Ale. Aqui consta como barley wine, no Beer Advocate está como old ale. Afinal de contas, qual o estilo correto dessa cerveja, alguém sabe explicar com propriedade? :blink:
Mais
14 anos 1 mês atrás - 14 anos 1 mês atrás #25258 por Pedro Bianchi
Milu, acho que o melhor lugar pra pesquisa neste caso seria ou o Brewers Association ou o BJCP. No próprio BJCP ela é citada como exemplo de uma English Barley Wine e na minha opinião, é bem ali que ela se encaixa. Apesar de serem estilos relativamente semelhantes, a Thomas Hardy's se encaixa muito melhor nas Barley Wine por causa da intensidade. E se for ver, ela não se encaixa nas Old Ale só de olhar para o teor alcoólico. Claro que não é o fator mais importante para a classificação de uma cerveja, mas pelo menos é algo concreto pra se basear.
Ultima edição: 14 anos 1 mês atrás por Pedro Bianchi.
Mais
14 anos 1 mês atrás #25260 por fernando pereira frassetto
Realmente por vezes a diferenciação entre ambos os estilos confusa. Ambas são cervejas que geralmente sofrem um processo de maturação (digo geralemnte porque há BW que não sofrem), o que se traduz muitas vezes em maior teor alcoólico e características licorosas. Segundo o imortal Michael Jackson, se uma cervejaria tem os dois estilos em seu leque, a Barley Wine será sempre a mais alcoólica. Em seu livro Great Beer Guide ele fica em cima do muro, e classifica a Thomas Hardy´s como Barley Wine/Old Ale! Já Tim Hampson, no Livro da Cerveja, a coloca como Barley Wine, o mesmo o fazendo o BJCP, em seu manual de estilos. Creio que considerá-la Barley Wine é mais correto, por alguns motivos: seu teor alcóolico, já que as BW geralmente tem 3 a 5% maior graduação que as Old Ale; sua embalagem, já que tradicionalmente as BW são engarrafadas em vasilhames menores, chamados "nips", o que é o caso da TH; pela sua complexidade, já que esta á uma característica ainda mais marcante das BW que das OA, apesar de este ser um critério mais subjetivo. Acredito que estas são baos razões para colocá-la em maior conformidade com o estilo BW.
Outras características como cor e amargor sinceramente acho que confundem bastante os estilos. A Old Ale geralmente é mais escura, e a BW costuma ser mais amarga, mas ambos os critérios deiam muitas cervejas em uma situação fronteiriça.
Mais
14 anos 1 mês atrás #25261 por Milu Lessa
Valeu pelos esclarecimentos, galera, parece que está mais pra barley wine mesmo. Normalmente tb me fio no BJCP, mas às vezes complica, pois ele fala que a Old Engine Oil é uma old ale, por exemlo, o que me parece incorreto, old ales são as ola dubh... Ou seja, parece que nenhum guia é 100%.
Mais
14 anos 1 mês atrás #25264 por João Gabriel Margutti Amstalden
Vou aproveitar o tópico da Milu para tirar uma dúvida. As cervejas de guarda, deixadas na geladeria, continuam a envelhecer? Digo, o fermento sobrevive a baixas temperaturas?

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 1 mês atrás #25267 por Pedro Bianchi
João, o ideal é deixar numa temperatura amena. Na temperatura da geladeira você vai praticamente parar os processos de envelhecimento da cerveja. Tem gente que defende que é um bom método pra conservar cervejas mais leves como as Pilsen.
Tempo para a criação da página:0.402 segundos