COMO É POSSIVEL?????

Mais
14 anos 1 mês atrás #25249 por Alexandre Poseddon
Respondido por Alexandre Poseddon no tópico Re:COMO É POSSIVEL?????
Claudinei esse processo de remoção parcial do mosto que ta falando seria a decocção??? Eu sei que através da decocção ela melhora a eficiencia e tal, mas pra extrair isso tudo de alcool não consigo imaginar como por processo de fermentação... rs

Millu to contigo, essa briga ta ficando bizarra! Mas não vou tacar pedra nos caras antes de provar, ja tomei uma dessas extra-alcoolicas e me surpreendi, se bem que não era TÃOOO ALCOOLICA ASSIM!" rsrs
Mais
14 anos 1 mês atrás #25257 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:COMO É POSSIVEL?????
Alexandre,

Imagino que só pela fermentação é impossível chegar a metade desse teor alcoólico, nenhuma cepa de levedura sobreviveria até terminar o "trabalho". Daí o esquema de ao final do processo congelar a água (esta congela antes do álcool) e removê-la, aumentando dessa forma a concentração de álcool. Como a cerveja em geral é composta de + ou - 90% de água, acho perfeitamente possível.

Houve uma discussão um tempo atrás onde o confrade Marcio Rossi comentou sobre este processo. Infelizmente devem ter uns bugs de javascript na página, não dá certo nem copiar o link aqui, procure pelo título "BrewDog lança cerveja com 55% ABV!". No meu browser, carrega toda zoada...
Mais
14 anos 1 mês atrás #25259 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:COMO É POSSIVEL?????
Estou copiando a explicação do Marcio:

Conceitualmente, não é destilado e nem licor. O processo é chamado de congelameno fracional ou as vezes, equivocadamente, de destilação gelada (ou por congelamento), sendo que destilação é um processo diferente, envolvendo por definição aquecimento da mistura.

O termo correto seria eisbier. Assim como eiswein é uma categoria de vinho, eisbier é uma categoria de cerveja. O problema que fica é que as eisbier normalmente possuem concetrações muito inferiores de alcóol, ninguém ainda havia extrapolado o processo até o ponto em que foram os rapazes da Brewdog.

E nem é uma coisa assim do outro mundo. Aqui em Minas o cervejeiro caseiro Humberto Mendes fez uma eisbier deliciosa, sem obviamente extrapolar a concentração alcóolica:

www.brejas.com.br/cervejas/brasil/Jambreiro-Eisbier/
Mais
14 anos 1 mês atrás #25361 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Deve ser aquele mesmo processo de congelamento que a BrewDog usa para fazer a Tactical Nuclear Penguim ou a Sink The Bismarck! (não lembro qual das duas).
Mais
14 anos 1 mês atrás #25367 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:COMO É POSSIVEL?????
As duas Luis Felipe

E essa briguinha jah ficou RIDICULA, levando em conta os preços praticados por esses destilados de cerveja
Mais
14 anos 1 mês atrás #25371 por Renato Dell
Respondido por Renato Dell no tópico Re:COMO É POSSIVEL?????
Não tá pior que aquela breja que era "coberta" por um esquilo empalhado.
Tempo para a criação da página:0.515 segundos