Até onde sei, as leveduras que fermentam o vinho e a cerveja produzem uma série de compostos aromáticos semelhantes, então não espanta que tenham tanta coisa em comum.
Mas há também aqueles cervejas com notas de vinho no aroma ou no sabor. Digo, notas de uvas mesmo, o que dá um gosto de vinho tinto ou branco. Como o Mauro lembrou, eu também lembro de vinho branco frisante quando bebo a Schmitt Barley Wine, é uma cerveja meio achampanhada mesmo. Há uma série de Belgian golden strong ales que tb têm um perfil bem leve e achampanhado, entre as quais Duvel, La Chouffe ou Delirium Tremens, e também algumas tripel que me lembram vinho branco frisante, como a La Fin du Monde.
E há várias Belgian dark strong ale com notas de vinho tinto (como Wäls Dubbel, Urthel 7,5, Trappistes Rochefort 10, Maudite) ou de vinho do porto (Gouden Carolus Easter, Hoegaarden de Verboden Vrucht, Pauwel Kwak). Isso só das que eu bebi e consegui identificar algo parecido com vinho. Outra que lembra um pouco vinho tinto é a Aventinus, na minha opinião. Se os enófilos iriam gostar dessas cervejas, aí eu já não sei.