Resolvi "desmembrar" uma das inúmeras discussões que estávamos tendo no tópico sobre a Bohemia Oaken. Várias pessoas reportaram que tinham pegado variação entre exemplares recentes dos rótulos da Bohemia. Eu mesmo vinha pegando muitas garrafas extremamente prejudicadas por off-flavors. Ocorre que, recentemente, tive a oportunidade de degustar duas garrafas boas, sem off-flavors relevantes, da Bohemia Escura. Uma com o rótulo antigo, e outra com o rótulo novo, na sequência. E, para minha surpresa, deu para perceber diferenças significativas entre as duas garrafas.
A do rótulo antigo tinha uma presença maltada e torrada mais interessante e marcante, era possível identificar com clareza alguns matizes de notas torradas. A do rótulo novo estava mais "aguada", com sabor maltado menos pronunciado, menos intensa no paladar (tanto na doçura como no amargor), mas com um pouco mais de aroma lupulado, com nuances florais que lembravam a própria Bohemia Pilsen. A Escura do novo rótulo me deu a impressão de ser uma Bohemia Pilsen um pouco mais torradinha, mas algo bem sutil. A diferença era tão nítida que até meus pais, que não curtem muito esse lance de degustação, perceberam. Diga-se de passagem: a antiga estava mais interessante para o meu gosto.
Fica a pergunta: vcs acham que, junto com os rótulos, as receitas mudaram? Sentiram algo semelhante em outros rótulos da linha? Alguém teve a oportunidade de fazer uma degustação comparada?