Misturar o fermento?

Mais
14 anos 1 mês atrás #20737 por Cassio Bertelli de Faria
Eu venho me questionando já faz algum tempo: será que devo ou não devo misturar o fermento que fica no fundos das garrafas das ales? Ou, quando quero misturar o fermento, eu realmente misturo corretamene? E as leveduras da weiss, será que se mistura diferente?

O que vocês acham ou conhecem sobre este assunto específico?
Mais
14 anos 1 mês atrás #20739 por Leonardo Russo
Respondido por Leonardo Russo no tópico Re:Misturar o fermento?
Cassio,

Eu só sei do basicão, fundamentado numa experiência. Peguei duas Weihenstephaner, ao final do serviço misturei o fermento/levedura e da outra não.

Senti uma leve diferença nas duas, mas nada demais, achei.

Quanto a outras ales não faço idéia. Vou acompanhar esse tópico, pra descobrir :)

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Mais
14 anos 1 mês atrás #20745 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Misturar o fermento?
Misturar o fermento aumenta a turbidez do líquido. Segundo "os caras falaram", isso é recomendável nas weizen e desaconselhável nas strong ales belgas (prejudicaria o aroma em algumas e o belo dourado transparente de uma Duvel, por exemplo). Também não percebo grandes diferenças além da aparência e acho que a opção (misturar ou não) pode variar em função do gosto pessoal de cada um.
Mais
14 anos 1 mês atrás #20746 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:Misturar o fermento?
Sim com certeza vai variar conforme a breja, mas so faça realmente nas Weiss ou nas Fruit Lambic!

Fui misturar um pouco do que sobrou no fundo da Orval e era extremamente amargo e desagradável.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
14 anos 1 mês atrás #20747 por Alexandre Almeida Marcussi
Misturar é prática comum em alguns estilos, e não em outros. Como foi dito, é corrente misturar o fermento nas German Weizenbiere, mas normalmente se evita fazer isso nas ales belgas. Na real, vai da preferência de cada um.

Na prática, o fermento em suspensão adiciona uma sensação levemente "terrosa" ao engolir, tornando a cerveja menos fresca e delicada e mais rústica. Algumas pessoas acham que, assim, ela fica mais "marcante". Outros acham que ela perde sutileza. Algumas cepas de fermento também podem aumentar o amargor ou a acidez. Pessoalmente, eu prefiro não misturar.

O fermento misturado prejudica especialmente cervejas delicadas, de corpo leve, paladar limpo e sabor fresco, como Belgian golden strong ales, por exemplo. Tanto é que a motivação por trás do método champegnoise é produzir uma cerveja que se beneficie da fermentação secundária e depois tenha o depósito de fermento retirado, aumentado sua delicadeza e limpeza.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 1 mês atrás #20748 por Leonardo Russo
Respondido por Leonardo Russo no tópico Re:Misturar o fermento?
Esse empirismo todo me comove. :laugh:

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Tempo para a criação da página:0.395 segundos