O Lúpulo é doce !!!

Mais
14 anos 2 meses atrás - 14 anos 2 meses atrás #20231 por Jean Chris
Criado por Jean Chris no tópico O Lúpulo é doce !!!
De modo geral quando iniciamos no mundo das cervejas não gostamos de sabores que se destacam muito. Pudera, antes estávamos acostumados com cervejas Standard e uma Premium já era forte. Aliás, forte é o termo que os leigos usam para classificar uma cerveja que tem destaque no sabor, seja pelo malte, lúpulo ou até pela levedura. E hoje em dia, sabor e aroma destacados é o que procuramos em uma breja. Evidentemente o lúpulo é o que mais causa ojeriza nos iniciantes, mas paralelamente existem os lupulomaníacos que depois de um certo tempo conhecendo cervejas começam a tender para os sabores amargos, aqueles que estimulam as papilas valadas a fazer seu papel de identificar esse sabor tão agradável para nós...

A escola americana, "hummmm", lúpulo, lúpulo e mais lúpulo, tem IBU que beira 100, ás vezes até ultrapassa. E assim os lupulomaníacos vão se acostumando com este sabor amargo delicioso. Lembro-me do dia que bebi pela primeira vez uma Colorado Indica: "-puxa vida, que cerveja mais forte". Pois esses dias, depois de algum tempo me acostumando com o amargor, tornei a degustar uma Colorado Indica e... ficou doce como rapadura. Não conformado bebi uma Flying Dog Gonzo Imperial Porter com 85 de IBU e, é, deu pra sentir um amargor maior, mas pra quem quer fortes emoções, uma Flying Dog Double Dog Double Pale Ale estaria de bom tamanho, mesmo tendo o mesmo IBU nas duas, nesta o amargor se destaca mais, claro, são estilos distintos, o equilíbrio com o malte é diferente.

E como gostamos de lúpulo...

Parece até piada, mas há 2 semanas atrás em que eu estava em estado febril, eram 40 gotas de dipirona (novalgina) direto na boca sem fazer careta. Pra quem estava doente e não podia beber cerveja, o amargor do remédio caiu bem.

E pra você confrade, o lúpulo tem ficado menos amargo e mais adocicado?
Ultima edição: 14 anos 2 meses atrás por Jean Chris.
Mais
14 anos 2 meses atrás - 14 anos 2 meses atrás #20232 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que essa é uma tendência mais ou menos natural, até fisiológica mesmo. As papilas gustativas começam a se habituar e vc já não estranha mais um amargor mais acentuado, sobretudo quando ele se encontra bem amparado pela doçura do malte. Eu bebi recentemente cervejas de 90, 100 IBU que considerei bastante agradáveis e equilibradas. O que não quer dizer que eu seja um lupulomaníaco: para mim, uma harmonia e equilíbrio entre malte, lúpulo, levedura e características terciárias é o que caracteriza as minhas cervejas favoritas. Quando o lúpulo brilha sozinho, ou intenso demais, ofusca a complexidade das receitas, a meu ver.

O que mais me impressionou mesmo foi começar a perceber a doçura de algumas variedades de lúpulo, em especial as mais cítricas e frutadas (como as norte-americanas). Quando o amargor é bem limpo, sem aquela pegada que "arranha" a garganta, vc consegue até sentir um certo docinho frutado muito agradável.

Mas vale ressaltar que não é só o lúpulo que causa careta em quem não está habituado. Já vi gente reclamando até de cervejas extremamente maltadas e doces, como a Paulaner Salvator. Acho que qualquer sabor ou paladar mais intenso assusta quem está acostumado com uma American lager.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 14 anos 2 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20233 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:O Lúpulo é doce !!!
O doce de uma Salvator é muito mais agressivo pra mim que uma DIPA com 20kg de Simcoe afundados nela rs ...

Mas vejam bem: no curso de análise sensorial que fiz com a Cilene, ela disse que, para cuidar do nosso paladar, não devemos exagerar nas quantidades dessas cervejas extremas.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20235 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:O Lúpulo é doce !!!
mas jean. desde a primeira vez q tomei a gonzo e a double dog achei elas doces(se tomar mta double dog começo a sentir salgado). a snake dog por exemplo acho mais amarga e continuo sentindo ela amarga. obvio que o palar acostuma um pouco. mas as algumas destas cerveja ultra-lupuladas tem outras coisas que contrabalanceam o amargor do lúpulo. não sei se é o malte, alcool, açucar, rapadura ou tudo isso junto.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20236 por Paulo Zanello
Respondido por Paulo Zanello no tópico Re:O Lúpulo é doce !!!
Pedro Fraga escreveu:

Mas vejam bem: no curso de análise sensorial que fiz com a Cilene, ela disse que, para cuidar do nosso paladar, não devemos exagerar nas quantidades dessas cervejas extremas.

Eu discordo totalmente da Cilene. Acho que paladar e' muito mais "horas de voo" do que preservacao de papilas gustativas. Quanto mais sabores diferentes voce provar e comparar com outros, mais agucara' o seu paladar.
Mesmo porque se o que ela falou for verdade, eu prefiro detonar o meu paladar do que parar de exagerar nessas cervejas extremas! :laugh:
Mais
14 anos 2 meses atrás #20237 por Alexandre Almeida Marcussi
É claro que, depois de uma cerveja de uns 90 IBUs, seu paladar fica amortecido para o amargor por algum tempo. Cervejas que antes pareceriam amargas passam a parecer suaves. Mas não sei se isso ocasionaria danos permanentes às papilas. Pedro, o que a Cilene falou era mais no sentido de preservar o paladar durante uma degustação de rótulos (o que é essencial) ou permanentemente?

Quanto à relação entre IBU e sensação de amargor, concordo com o Marcelo: nem sempre uma coisa corresponde diretamente à outra. Também acho que a sensação de amargor da Snake Dog (ou da Anderson Valley IPA) é mais acentuada do que da Gonzo ou Double Dog.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.426 segundos