Pilsen ou Standard American Lager?

Mais
15 anos 2 meses atrás #1962 por Martina Lorenz
Eu tomava cerveja de vez em quando, até que há cinco anos atrás fui para República Tcheca e me apaixonei pelas cervejas de lá. Deve estar no sangue, pois meu avô é Tcheco. Descobri que as melhores Pilsen do mundo são de lá, local onde foram inventadas. Bebi muita Urquell, Budweiser, Starobrno e 1795, tomando até porre delas. Chegando ao Brasil perdi o gosto pelas pilsen brasileiras, passaram a ser extremamente aguadas e sem sabor. Recentemente, depois que entrei no brejas e li alguns livros, descobri que as cervejas brasileiras de massa são na verdade Standard American Larger e não Pilsen. Acredito que muitos por aqui devem ter essa dúvida assim como eu:

Por que nossas cervejas são denominadas Pilsen se na verdade são Standard?

Isso ocorre em outros países também?

Seria pelo fato de ter outras classificações por aí onde nossas cervejas são do grupo das Pilsen?

Quem define ou fiscaliza isso?

Existe alguma aprovação ou cada fabricante coloca a classificação como quiser?
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #1969 por Mauro Renzi Ferreira
Bom Martina, eu ainda não sou um especialista completo no assunto, mas creio que elas usam a denominação Pilsen porque é aquilo que elas pretendem ser... ou seja, numa classificação mais acurada elas são colocadas como Standard American Lager, mas convencionou-se chamá-las de Pilsen.
Imagino que isso foi um processo no qual, ao longo do tempo, foi-se percebendo que, apesar da nomenclatura, essas cervejas deixavam muito a desejar em relação as Pilsens "originais" da Alemanha ou da República Tcheca e, portanto, não poderiam mais, ao menos em guias e publicações mais "profissionais", serem chamadas de Pilsens.
E como o próprio nome do estilo já diz, não é somente no Brasil que ocorrem estes casos.
Pessoal, se falei alguma bobagem, por favor me corrijam.
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Mais
15 anos 2 meses atrás #1979 por Alexandre Almeida Marcussi
Martina, quando as pilsner surgiram no século XIX, foram cervejas bastante revolucionárias devido à sua delicadeza e ao seu frescor, mesmo diante das lagers alemãs (elas próprias "recém-inventadas"). Entre outras coisas, não existiam cervejas tão leves e limpas e de coloração tão clara. Por esses motivos, principalmente, as cervejas pilsen foram um dos estilos mais "copiados" na Europa e na América, dando origem a diversas variantes regionais com características mais ou menos próximas, como German Pilsner, Münchner Helles e American Lager. Até hoje, por causa dessa origem comum, a denominação "pilsen" acabou ficando associada às American lagers, embora sejam estilos bem diferentes, com propostas e perfis sensoriais diferentes (como qualquer um que já tenha tomado uma pilsen tcheca e uma American lager bem-feita sabe).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.325 segundos