Eu me lembro de quando experimentei pela primeira vez a nova receita da Backer Pale Ale, e achei absolutamente extraordinária, com muito frescor lupulado, batendo a maioria das importadas para o meu gosto. Todas as outras vezes que tomei, no entanto, achei-a média.
E isso não ocorre só com lotes superiores em qualidade - há também os exemplares sofríveis de uma breja que normalmente é melhor. "Lotes amalidçoados"! Muitos dos meus amigos, quando ficam sabendo que eu curto cervejas, vêm me perguntar se eu prefiro a cerveja X ou Y entre as nossas industriais. Eu costumo dizer que, no caso das industriais, às vezes a diferença de sabor de uma garrafa para outra da mesma marca é maior do que a diferença média entre duas marcas. Principalmente nos off-flavors e sinais de oxidação, que podem variar demais indicando más condições de armazenagem e transporte.
Mas tb ocorre nas artesanais. Cheguei a provar duas garrafas do mesmo lote, servidas no mesmo bar ao mesmo tempo (para duas pessoas diferentes) que tinham diferenças bem sensíveis. Era a Backer Brown, no caso, e uma delas estava sensivelmente mais azedinha e cítrica que a outra, todo mundo na mesa percebeu claramente. Aliás, a Backer varia consideravelmente, pela minha experiência. Às vezes eu tb pego uns lotes ruins de Eisenbahn, que vêm um pouco metalizadas, principalmente se eu compro no mercado. Agora, uma que impressiona por variar muito pouco é a Colorado; os caras devem ter um controle de qualidade f*dido. Uma boa ideia é comprar a mesma cerveja em dois lugares bem diferentes e degustá-las juntas comparativamente para checar se há diferença sensorial.