Malte x Lúpulo x Levedo - como distinguir?

Mais
14 anos 5 meses atrás #16078 por Ricardo campelo
Salve pessoal, beleza?

Sou novo na área, um grande apreciador de cervejas, mas um grande ignorante em matéria de degustação.

Tenho lido bastante pra tentar aprender, mas algo me intriga. Como nunca provei malte, lúpulo e levedo "puros", não sei o sabor de cada um desdes ingredientes...

O único que tenho idéia é o lúpulo, pois provei uma cerveja artesanal carregadíssima em lúpulo e com base nesta informação acho que consegui formar o conceito.

Qual a pista de vcs que manjam, para identificar um e outro?

Valeu!
Mais
14 anos 5 meses atrás - 14 anos 5 meses atrás #16081 por David Brun
Há muitas pistas mesmo no roteiro de degustação aqui do Brejas. Um resumo:

No aroma:

Malte: pão | biscoito | rapadura | caramelo | cereais | feno | palha | aveia| chocolate | café | toffee | tostado | defumado | queimado | nozes | amêndoas | comida

Lúpulo: flores | perfume | ervas | aipo | grama | pinho | árvore | resina | cítrico | uva | laranja | limão | lima | pimenta

Levedo: massas | doce | cavalo | curral | couro | sopa | queijo | carne | presunto | terra | bolor | folhas

O melhor para isto acho que seria identificar com exemplos fáceis.
Uma cerveja com presença evidente de lúpulo (de amargor): Heineken
Uma cerveja com presença evidente de malte (adocicado): Eisenbahn Kölsch
Uma cerveja com presença evidente de levedo (aquele leve aroma de aroma de banana): Paulaner Hefe-Weissbier

Lembrando que o lúpulo não só gera amargor, o malte não só gera características adocicadas e o levedo não só dá aroma de banana.

Ah! e o link para o Roteiro de Degustação do Brejas:
www.brejas.com.br/roteiro_avaliacao_degustacao_cervejas.shtml
Ultima edição: 14 anos 5 meses atrás por David Brun.
Mais
14 anos 5 meses atrás #16084 por João Gabriel Margutti Amstalden
Isso sempre me intrigou tb, se não me engano ja tem um tópico sobre este assunto. Dá uma pesquisada no fórum!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 5 meses atrás #16085 por Ricardo campelo
Valeu David, eu tinha lido o roteiro já, mas pra mim ainda é muito abstrato identificar só pelos itens ali indicados.
Ótimas dicas sobre as marcas com características (ontem mesmo tomei uma Kolsch e estou com o gosto na cabeça ehehe).
Vamos aprendendo! rsrsrs

Abs
Mais
14 anos 5 meses atrás #16086 por Ricardo campelo
Tempo para a criação da página:0.407 segundos