EXCLUSIVO para Avisos e Comunicados do Brejas para a comunidade de usuários.

Cervejas ordenadas por Amargor

Mais
16 anos 1 mês atrás #10271 por Pedro Fraga
Eu acho bacana a cervejaria estampar no rotulo algumas informações sobe o produto. Algumas inglesas vem com um pequeno gráfico dizendo se está cerceja é amarga, doce, maltada, frutada. Ajuda ao novo consumidor ter uma idéia, mesmo que muito por alto, do que vai beber.
Mais
16 anos 1 mês atrás #10274 por Paulo Gomes
Jean Chris escreveu:

Legal, adorei. Tem uma lá de 150 de IBU, caramba!
Li algo sobre acima de tantos IBU não faz diferença pois a sensação humana vai até certo ponto, mas não me lembro quanto de IBU é esse ponto.
Alguém aí confirma esta informação?

Jean, é algo entre 80 e 90 o máximo que conseguimos diferenciar.
Mais
16 anos 1 mês atrás #10292 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu acho o máximo aquele gráfico que a Bateman's põe em suas cervejas, mostrando as principais características de perfil de cada rótulo. Além de IBU, seria legal também termos informações sobre a gravidade final ou sobre a relação BU/GU. Uma cerveja com, digamos, 40 IBUs e gravidade original de 1040 (BU/GU igual a 1:1) vai ter um gosto muito diferente de uma de 40 IBUs e 1080 de gravidade original (BU/GU de 1:2). Sem contar a taxa de atenuação, que também influencia muito o resultado final.

Tenho a impressão às vezes de que os americanos dão visibilidade demais às IBUs da cerveja em detrimento de outras especificações técnicas igualmente importantes para o sabor.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 1 mês atrás #10293 por Pedro Fraga
Isso, eu me referia a Batemans :)
Mais
16 anos 1 mês atrás #10361 por tiago lucas
Este 'índice de gravidade' designa o quão espessa é a cerveja? :dry:
Mais
16 anos 1 mês atrás #10364 por Alexandre Almeida Marcussi
tiago lucas escreveu:

Este 'índice de gravidade' designa o quão espessa é a cerveja? :dry:

Não exatamente, Tiago. A gravidade é uma forma de medir a densidade do líquido, e expressa a quantidade de açúcares dissolvidos nele. Existem duas medições de gravidade: a gravidade original e a gravidade final. A gravidade original é tomada antes da fermentação, e indica a quantidade total de açúcares provenientes do malte no mosto. A gravidade final é medida com a cerveja pronta, e indica a quantidade de açúcares residuais que sobraram após a fermentação. A diferença entre ambas indica a quantidade de açúcares que efetivamente foi fermentada e, portanto, é usada para determinar o teor alcoólico. A porcentagem de açúcares efetivamente fermentados é chamada de atenuação (embora ela nunca seja uma medida muito precisa por conta da diferença de densidade entre a água e o álcool presente na cerveja pronta).

Falando em termos mais grosseiros e menos técnicos, digamos que, se as IBUs medem o amargor do lúpulo, a gravidade mede mais ou menos o "teor de malte" da cerveja.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.390 segundos