Produto da cervejaria uruguaia "FNC SA", a "Patricia" é uma das marcas mais conhecidas do país. Desde 2007 parte da gigante ABInbev, a história da cervejaria começa em 1886, quando Conrado Niding inaugurou sucessivamente as cervejarias “La Popular”, “A Vapor” e “La Montevideana”.
Durante as décadas seguintes uma sucessão de vendas, compras e fusões foram dando volume ao negócio. Reagindo contra a crise mundial de 1930, a fusão que estabeleceu o atual nome da nova companhia se deu somente em 1932 com o surgimento da "FNC" - “Fábricas Nacionales de Cerveza S.A.”
O rótulo "Patricia Dunkel" toma como inspiração o estilo 'munich dunkel', mas vale ressaltar que diferentemente da versão original alemã, esta aqui não segue a lei da pureza, levando aditivos químicos e adjuntos.
Líquido castanho escuro, quase preto. Espuma marrom clara de média formação e duração.
O aroma apresenta notas de chocolate, leve toffee e moderada torrefação. Traços de milho são bem evidentes e incomodam.
Na boca se destaca o dulçor de caramelo seguido por toffee e notas de chocolate hidrogenado. Corpo médio de carbonatação amena com boa 'drinkability'. Amargor praticamente nulo. Final doce carregado de maltose e toques de açúcar queimado. Sensação melada permanece na boca por tempo considerável.
Opção razoável para sair um pouco das 'pilsen' de massa. De preço baixo, entrega exatamente o que promete. Entretanto, após poucas garrafas se torna enjoativa.