A "Robinsons Brewery" é uma tradicional cervejaria familiar inglesa fundada por Frederic Robinson em Stockport, região metropolitana de Manchester, no ano de 1838. O prédio que abrigava uma antiga estalagem conhecida por "Unicorn Inn" foi aos poucos se transformando num Pub e, mais tarde, numa cervejaria. Hoje com um novo edifício, a cervejaria Robinsons mantém sua estrutura sobre as fundações do velho "Unicorn Inn".
Além de exportar para diversos países, a cervejaria ainda mantém cerca de 360 pubs espalhados pelo país sendo a maioria na região noroeste da Inglaterra.
A "Old Tom" é uma cerveja do estilo "English Barleywine" e seu rótulo tem uma história curiosa: por volta de 1899 o gato da cervejaria chamado Tom estava tranquilo, tomando um solzinho, e o meste-cervejeiro da época resolveu rascunhá-lo num papel. Desde então a cerveja passou a receber o nome do bichano e ainda exibe no rótulo o seu rascunho.
Líquido marrom escuro que permite pouca passagem de luz. Na taça apresenta bela formação de espuma bege feita de bolhas finas com excelente duração.
Muito complexo, o aroma tem como alicerce o malte surge tostado passando por nuances de 'toffee', chocolate e licor de cacau. Profundo buquê esterificado vem na sequencia, trazendo muita fruta escura, lembrando uvas, amoras e cerejas maduras com um toque condimentado de lúpulo e pitadas de esmalte. Verdadeiro desbunde!
O primeiro gole revela corpo médio-alto de textura oleosa e carbonatação amena. Intensas notas de frutas maduras chamam a atenção logo de cara desfilando reminiscências de uvas e cerejas pretas pontuadas por um leve azedinho. O caráter tostado do malte segue subjacente apontando para o chocolate, 'toffee' e castanhas meio a um paladar de doçura moderada. A presença de álcool é convenientemente sentida, porém nunca excessiva. Final tostado, frutado e um pouco amargo, atravessado por suave presença de taninos que conferem ao conjunto certa sensação de vinho do porto e xerez. Saboroso resquício de frutas escuras prossegue no retrogosto.
Estupendo exemplar de "Barleywine" que parece sintetizar a essência responsável pelo típico sabor das ales inglesas. É como se aquele toque sutil de frutas visto em ESB´s e 'Bitters' estivesse aqui de forma concentrada, como num xarope. Caso a veja dando sopa em alguma gôndola por aí, não hesite em levá-la pra casa.