A "Robinsons Brewery" é uma tradicional cervejaria familiar inglesa fundada por Frederic Robinson em Stockport, região metropolitana de Manchester, no ano de 1838. O prédio que abrigava uma antiga estalagem conhecida por "Unicorn Inn" foi aos poucos se transformando num Pub e, mais tarde, numa cervejaria. Hoje com um novo edifício, a cervejaria Robinsons mantém sua estrutura sobre as fundações do velho "Unicorn Inn".
Além de exportar para diversos países, a cervejaria ainda mantém cerca de 360 pubs espalhados pelo país sendo a maioria na região noroeste da Inglaterra.
TROOPER 666
Edição limitada e mais alcoólica do rótulo de mesmo nome lançado em 2013. O resultado é fruto da parceria entre a icônica banda de 'heavy metal' britânica Iron Maiden e a cervejaria Robinsons. Fã declarado das 'ales' de estilo inglês, o vocalista Bruce Dickinson fez questão de dar alguns palpites enquanto acompanhava o processo de produção. A receita leva malte de cevada, trigo e três tipos de lúpulo, sendo dois europeus ("Bobec", "Goldings") e um americano ("Cascade").
"The Trooper", ou "Soldado de Cavalaria" (em português), é o nome de uma das mais conhecidas canções da banda. Sua composição foi inspirada no evento histórico conhecido como "Carga da Brigada Ligeira", uma investida mal-sucedida da cavalaria britânica contra a artilharia russa durante a "Batalha da Balaclava", embate este ocorrido na chamada"Guerra da Crimeia"- ano de 1854.
Líquido âmbar translúcido, de tons acobreados. No copo, exibe um dedo de colarinho bege de longa duração.
O aroma traz malte tostado/caramelizado, com ecos de doce de leite e casca de pão, seguido por traços marcantes de lúpulos herbáceos/terrosos.
Na boca tem corpo médio-alto e carbonatação amena, com moderado dulçor de malte sugerindo toffee, casca de pão e biscoito. Um amargor firme vem na sequência, a engendrar bom contraponto. Certa pegada incômoda de papelão aponta oxidação significativa. O final segue cheio, maltado, tostado e amargo. O sabor condimentado e terroso dos lúpulos permanece no 'aftertaste'.
Apesar de já combalida pelo tempo de prateleira, a unidade conseguiu manter várias qualidades de uma boa 'ESB'. Infelizmente, no Brasil, o preço não as justifica.