A "Uinta Brewing Company" é uma cervejaria artesanal americana fundada em 1993 na cidade de Salt Lake City, em Utah. O seu nome é uma referência à cadeia de montanhas Uinta que atravessa a porção nordeste do estado. Suas cervejas têm sido bastante premiadas em campeonatos e concursos cervejeiros, tanto dentro quanto fora dos Estados Unidos. Grande parte de seus rótulos são batizados com nomes de paisagens e símbolos relacionados ao estado de Utah. É o caso da "Dubhe Imperial Black IPA", que leva o nome da estrela "Dubhe", conhecida também como "Alfa Ursa Maior" e só aparece no hemisfério norte. Ela é uma gigante vermelha com massa 4 vezes superior à do Sol e foi escolhida em 1996 como "Estrela centenária" de Utah, celebrando os cem anos do estado. Em meio a combinação de maltes, cinco tipos de lúpulo, 109 IBU's e 'dry-hopping', um ingrediente especial chama a atenção: _ "Semente de maconha"!
Líquido castanho escuro, quase preto; contra a luz exibe tons avermelhados. A espuma é marrom de altíssima formação, bolhas pequenas, densa, consistente e muito resistente.
Mal se remove a tampa da garrafa e o aroma de lúpulo já invade o ar. Notas de maracujá, erva cidreira e eucalipto dominam o olfato. Nuances de malte torrado, caramelo, mascavo, tabaco e um sugestivo indício de "cannabis" permanecem subjacentes. Incrível!
Totalmente intensa, na boca causa comoção tamanha a explosão de sabores. De um lado, forte dulçor de maltes tostados/caramelizados; do outro, amargor assertivo de lúpulos e torrefação. Encorpada e licorosa, sobre o paladar imprime sugestões de maracujá e casca de laranja, acompanhados por leve toque de chocolate amargo, menta e muita resina. O final é longo, amargo, torrado, defumado e resinoso, amarrando a boca e aquecendo a garganta - verdadeira epifania. A despeito do elevado teor de álcool, a drinkability é mais do que razoável e os 9.2% parecem desaparecer no conjunto. Retrogosto persistente, amargo, resinoso e rico em toques de chocolate mentolado.