Ao colocar no copo a cerveja e' translucida, quase turva, com coloracao laranja-escura/marrom-clara. Forma meio dedo de colarinho bege que dura uns 30 segundos, descendo para uma fina pelicula de creme na superficie do copo, retendo-se principalmente em suas laterais.
O aroma e' principalmente de malte torrado e caramelo, um pouco de madeira e muito alcool. Notas menores de frutas secas e chocolate podem ser percebidas quando ela esquenta. Nao consegui sentir a Lichia que tanto falaram nas outras avaliacoes, talvez seja a minha garrafa ou o meu nariz hehe.
Sabor inicial de malte caramelo e toffee, pouco complexa. Finaliza com lupulos citricos americanos que tentam esbocar algum amargor mas nao conseguem sobrepujar o dulcor do malte. Em seguida vem o alcool como uma avalanche que destroi todas as minhas papilas gustativas que ate' entao estavam felizes.
Essa e', como o nome sugere, uma "Big Beer" no palato e a presenca do alcool acaba por destruir os outros ingredientes que supostamente tinham que "brilhar" (malte, fermento, lupulo). Outra coisa que eu percebi e' que a carbonatacao estava muito alta para uma Barley wine (segurei o gole na boca e parecia coca cola, fez ate' barulho), que pede um mouthfeel aveludado e final longo. Em sintese, a cerveja machuca a boca com muito gas e muito alcool.
No geral nao deixa de ser uma cerveja bem feita (La em Utica NY e nao em Brooklyn diga-se de passagem), mas apos ter tomado as cervejas consideradas como os melhores exemplos do estilo (Bigfoot, Old Ruffian) confesso que a Monster Ale ficou bem abaixo. Desequilibrada e com pouca complexidade em comparacao com as outras.