A Brookly Brewery, como disse o confrade Bianchi, sempre primou pelo equilíbrio. Cervejas exatas, na medida, perfeitamente equilibradas.
Mas essa monster ale vai em outra linha. Em um teste cego diria tratar-se de uma Flying Dog pela força das sensações. Essa é uma Barley Wine para paladares treinados e afeitos à cervejas fortes.
A apresentação já demonstra o que pode-se esperar. Coloração acobreada com um creme dourado de excelente formação para o estilo. A persistência é baixa mas deixa um laço durante toda a degustação.
No aroma começa a força dessa cerveja. Minha primeira sensação olfativa foi o alcool. O que para mim é um ponto negativo e que quase dominou a cena. Mesmo assim a complexidade se apresenta com muitos frutados (frutas vermelhas e frutas cítricas), algumas notas de grama e um pouco de caramelo.
No sabor aumenta em agressividade. Inicialmente apresenta-se levemente adocicada, com notas de caramelo. Mas em seguida o que domina é o lúpulo. Complexas sensações de lúpulos: frutados e citricos. Mas novamente o alcool se faz, e muito, presente. O final é amargo, rasga o palato. E no retrogosto permanece a força dessa cerveja. O corpo é licoroso agregando ainda mais força o que acaba significando, mesmo comparativamente dentro do estilo, baixa drinkability.
Para os apreciadores de cervejas extremas um prato cheio. Para o meu paladar o extremismo rouba um pouco o prazer da degustação.