"Fusão" talvez seja a melhor palavra para definir o conceito por trás da nova cerveja colaborativa entre as cervejarias Urbana e Wäls. A primeira localizada na capital paulista; a segunda, em Belo Horizonte (MG). No nome, uma homenagem ao "mineirês"; na receita, uma mistura entre as escolas norte-americana, francesa e belga. A proposta: uma 'Session IPA' que tem por base uma 'Saison', utilizando lúpulo francês da Alsácia, maltes da Bélgica e erva-cidreira do Brasil. O amargor anunciado é de 23 IBU.
Para completar essa gama de colaborações e referencias, toda a produção ocorreu na fábrica da cervejaria Blondine em Itupeva, interior paulista.
Líquido amarelo palha levemente turvo com espuma branca de baixa formação e média duração.
No aroma chama a atenção o cheiro característico da erva-cidreira que domina em primeiro plano. Notas de lima-da-pérsia e própolis de laranjeira insinuam-se de maneira subjacente, ao passo que leve "funky" sugere laranja passada e legumes podres. Interessante.
Leve e crocante, na boca consolida a fusão entre diversos elementos de sabor ao trazer sutil doçura de malte, suave amargor de lúpulo, alguma acidez e moderada sensação fenólica com sugestão de cravo, mel e flor de limoeiro. Final um pouco "funky", porém equilibrado. Ótima refrescância e 'drinkability' nas alturas.
Cerveja agradável, perfeita para o calor, porém com um preço que impede o almejado consumo. Vale pela curiosidade, contudo.