A Cervejaria Invicta, com sede em Ribeirão Preto (SP), começou sua história há pouco tempo (2011), mas só em 2012 lançou sua linha completa de cervejas. Em cada um de seus rótulos costuma prestar homenagem a pontos importantes da cidade tais como monumentos, museus e prédios históricos.
A "Invicta Imperial IPA" é uma cerveja do estilo "Imperial India Pale ale" feita com 5 tipos de malte de cevada e 4 espécies de lúpulo, respectivamente "magnum", "nugget" e "cascade" com 'dry hopping' de "simcoe". Estampado no rótulo está o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1932, localizado na Praça XV de Novembro em Ribeirão Preto.
Líquido translúcido de coloração ferrugem acobreada. No copo forma bela camada de espuma bege espessa e duradoura.
No nariz percebe-se sólida presença de malte caramelizado, levemente tostado, seguido por traços cítricos/herbáceos de lúpulo. Notas de toranja, mexerica e eucalipto predominam, mas lhes falta um certo brilho.
O primeiro gole revela uma cerveja de corpo médio e carbonatação elevada com razoável dulçor de maltes caramelizados, levemente tostados, alicerçando o sabor. Os lúpulos vêm em seguida engendrando toques cítricos/herbáceos de amargor apenas moderado. Bem inserido, o álcool em nenhum momento incomoda e a 'drinkability' é boa. O final equilibrado traz sensações equivalente de malte e lúpulo com retrogosto medianamente amargo e resinoso.
'Imperial IPA' agradável e bastante focada no malte - prato cheio para quem prefere equilíbrio. Já "lupulomaníacos" a espera de amargor extremo equivalente aos nominais 115 IBU´s hão de se decepcionar.
Caro Odimi, parabéns por mais uma avaliação que, como diferencial, sempre tem um pouco sobre a história da cervejaria, da cerveja e sua degustação pessoal. Feliz final de semana!