Detalhe da Avaliação

2.8 1
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
27 de Março de 2014 1634
Avaliação Geral
 
2.8
Aroma
 
4/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
5/10
Cerveja caseira feita na cidade paranaense de Campo Largo pelo químico Rafael Henrique S. Disposti.

Líquido translúcido de coloração amarelo ouro e média turbidez. No fundo da garrafa observa-se vasto acúmulo de leveduras. O colarinho bege claro exibe boa formação de espuma com bolhas grandes e razoável retenção.

De aroma pouco pronunciado, notam-se apenas tímidas nuances de malte e lúpulo que, infelizmente, são rapidamente encobertas por toques de esparadrapo e mercaptano, remetendo um pouco à legumes passados. Uma pena.

De corpo leve, na boca melhora bastante com média carbonatação e evidente dulçor maltado seguido por discreto amargor. Notas de pão branco e flor de limoeiro incidem sobre o palato, mas são lamentavelmente solapadas por intenso traço de clorofenol que confere ao conjunto um indesejável gosto de esparadrapo. Este 'off-flavour' acaba se destacando ainda mais no final, marcando um retrogosto persistente de moderado amargor.

Ainda que tenha alguns problemas, nenhum deles é grave o suficiente a ponto de torná-la completamente ruim, sendo possível inclusive degustá-la tranquilamente. Melhoramentos, contúdo, são mais do que necessários.

Detalhes

Degustada em
27/Março/2014
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
presente
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

2 resultados - mostrando 1 - 2
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
(Atualizado: 28 de Março de 2014) 28 de Março de 2014
Muito Obrigado pela avaliação! Análise sensorial não é meu forte, por isso, com certeza sua análise me levará a melhorar ainda mais. Não faço alterações químicas na água mineral, talvez por isso, a presença de "off-flavours" fenólicos ou de enxofre. Por questão pessoal não pretendo restringir a água ou a cerveja a produtos que na minha opinião tiram a "artesanalidade" da cerveja, nem whirfloc utilizo. Como químico que sou faço as medições para me basear na brassagem, fermentação, maturação e carbonatação, mas mantenho o modo artesanal de fazer cerveja. Com certeza, sua avaliação me levará a aquisição de filtros para água e tempos maiores de maturação a uma temperatura mais baixa, o que eliminará ou reduzirá consideravelmente os "off-flavours". Mais uma vez, obrigado pela avaliação.

P.S. A foto ficou linda!
(Atualizado: 28 de Março de 2014) 28 de Março de 2014
Em resposta a earlier comment

Olá Rafael! Gostei muito de ter tido a oportunidade de provar sua cerveja!

Não sou especialista, mas garanto que sou sincero e o que observei na Bugre foi algo que já observei em outras cervejas, até mesmo de micro cervejarias comercialmente ativas.

Não entendo de produção, mas me interesso pelo assunto e sempre que posso procure conhecer. Já li por aí que alguns off flavours podem ser trabalhados na fase de mosturação e fervura. Talvez trabalhando melhor as rampas seja possivel volatilizar uma maior quantidade de compostos indesejáveis que, mais tarde, alteram as características finais da cerveja.

Grande abraço!
2 resultados - mostrando 1 - 2