A Hocus Pocus é uma cervejaria fluminense fundada em 2014 por dois amigos "homebrewers".
Posicionada inicialmente como "cervejaria cigana", em 2019 inaugurou sua fábrica na cidade de Três Rios (RJ). Além disso, possui bares próprios em Botafogo, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, capital.
Em 2021, a empresa anunciou sua adesão ao programa de aceleração promovido pela ZX Ventures (grupo pertencente à AB InBev).
MORDAMIR
Barleywine de tiragem sazonal com adição de extratos naturais de baunilha e canela. Entre os ingredientes também estão malte de cevada, centeio, trigo, açúcar de coco e lúpulo.
*Unidade envasada em julho de 2023.
**Degustada em temperatura ambiente externo, a 11º C.
De coloração castanha-avermelhada, forma uma camada fina e efêmera de espuma bronzeada.
Absolutamente impactante, seu aroma é a ante-sala da "encrenca" que nos aguarda adiante: uma avalanche implacável de caramelo e melaço; ondas massivas de marmelada e baunilha; frutas secas (ameixa, figo, caju e uva passa) a perder de vista; chocolate e canela para abrilhantar; o flerte com a aura de um vinho do Porto. Espetáculo é pouco para umas boas fungadas. Nota dez, aqui!
Na boca, mais que robusta: "musculoso", talvez, defina o seu corpo. Densa, viscosa, quase oleosa. Carbonatação mínima, mas perceptível. O sabor, ultra intenso - à exemplo do aroma. Caramelo, melaço, chocolate, baunilha; calda de ameixa, marmelada, uva passa e canela. Doçura distinta, porém nunca excessiva. Álcool acalenta, sem jamais agredir. Final licoroso longo, caramelado, frutado e condimentado. Com exemplar equilíbrio, não há saturação das papilas gustativas, o que a torna, assim, relativa e perigosamente, fácil de beber.
Cerveja superlativa, deliciosa e brutal. Quase perfeita, um colosso!