Considerada a cidade mais austríaca do Brasil (graças à colonização realizada por imigrantes europeus da região do Tirol), a pequena Treze Tílias tem também sido um dos destinos almejados por quem pretende seguir a chamada "Rota da Cerveja", em Santa Catarina. Isso porque é ali que, desde 2004, opera a cervejaria Bierbaum.
Fundada pelos irmãos Markus e Ricardo Bierbaum, a fábrica foi instalada anexa a um tradicional restaurante local chamado Edelweiss.
Durante os primeiros anos, toda a produção era voltada para o consumo local, sempre em forma de chope. Finalmente, em 2010, outros estilos passaram a integrar o portfólio e, com eles, veio a linha engarrafada.
Hoje a fábrica tem produção mensal de cerca de 1milhão de litros e sólida distribuição regional.
EXTRA
Cerveja feitas com três tipos de malte (pilsner barke, munich, vienna) e lúpulo. 23 IBU.
Líquido amarelo escuro ligeiramente enevoado. Na taça, tem creme branco de formação abundante - denso, consistente e persistente.
Seu delicado aroma de malte destaca toques de panificação e biscoito. Discreta brisa floral de lúpulo sopra, ao fundo.
Na boca mostra corpo baixo-médio e carbonatação suave; a textura é cremosa para os padrões do estilo. Notas de biscoito e casquinha de pão desfilam embaladas por sutil dulçor maltado. Nuances florais e moderado amargor pontuam o final predominantemente maltado.
Lager saborosa, encorpada, com interessante combinação de maltes e relativa cremosidade. Para o meu gosto poderia ser um pouco mais amarguinha. Porém, ainda assim, está mais do que aprovada.