A Cervejaria Peter Von Brutschen, mais conhecida pela marca Heilige (pronuncia-se "Ráilig"), é uma cervejaria artesanal fundada em 2010 em Santa Cruz do Sul - município gaúcho de colonização alemã. Detentora de diversos prêmios, foi eleita melhor cervejaria da América do Sul em 2015 (pela Southbeer Cup) e segunda melhor cervejaria do Brasil na edição 2016 do Concurso Brasileiro da Cerveja.
Além de fábrica própria, a cervejaria tem Pubs em Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. Uma série de tap rooms conhecidos como "Pockets" também estão espalhados em diversas cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um ponto de retirada Express em Lajeado (RS) e até uma Kombi de chopes para eventos chamada de "Bierfolks" somam recursos à empresa.
RED ALE
Interpretação mais robusta de Irish Red Ale, com teor alcoólico um pouco acima dos parâmetros do estilo. 20 IBU.
De coloração âmbar escura, forma um dedo de colarinho bege de curta duração.
O aroma destaca malte caramelizado, levemente tostado, junto à razoável caráter de eterificação - remetendo assim a toffee e frutas vermelhas. Suave brisa terrosa de lúpulo sopra de fundo.
Na boca mostra corpo médio-alto e carbonatação gentil. Tal como no aroma, notas de toffee e frutas vermelhas (às vezes lembrando morango em calda) deslizam entre moderado dulçor caramelado. Discreto amargor risca o final sobretudo maltado, algo frutado e tostado.
Red Ale parruda, saborosa e bem estruturada - simplesmente excelente! É comum que, fora da irlanda, tais cervejas ganhem interpretações como esta - algo que muito me agrada.