A Cervejaria Peter Von Brutschen, mais conhecida pela marca Heilige (pronuncia-se "Ráilig"), é uma cervejaria artesanal fundada em 2010 em Santa Cruz do Sul - município gaúcho de colonização alemã. Detentora de diversos prêmios, foi eleita melhor cervejaria da América do Sul em 2015 (pela Southbeer Cup) e segunda melhor cervejaria do Brasil na edição 2016 do Concurso Brasileiro da Cerveja.
Além de fábrica própria, a cervejaria tem Pubs em Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. Uma série de tap rooms conhecidos como "Pockets" também estão espalhados em diversas cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um ponto de retirada Express em Lajeado (RS) e até uma Kombi de chopes para eventos chamada de "Bierfolks" somam recursos à empresa.
PORTER
English Porter feita com malte de cevada e lúpulo. 30 IBU.
De coloração marrom escura, forma espuma bege abundante, densa e persistente.
Aroma - infelizmente - apagado, com traços de oxidação. Malte torrado e lúpulo terroso aparecem discretos, ao fundo.
Na boca mostra corpo médio e suave carbonatação. Diferentemente do aroma, notas de café, chocolate e caramelo até que aparecem mais, porém não sem sofrerem um pouco com o "ruído" gerado pela oxidação. Significativo amargor sublinha o final seco, torrado, terroso.
Cerveja - com toda certeza - fora de sua melhor forma; provável "vítima" do calor, umidade e luz durante o transporte e armazenamento. E olha que, mesmo assim, não dá pra dizer que não estava gostosa - Imagine então se estivesse fresca? Caso um dia a pegue em melhor estado, farei questão de refazer a avaliação.