Nascida em 2005 na cidade paulista de Votorantim, a Bamberg é uma das mais premiadas cervejarias do país. Detentora de uma profusão de rótulos inspirados nos mais diversos estilos da escola alemã, ela é fruto do trabalho dos irmãos Bazzo (Alexandre, Thiago e Lucas).
Antes de montarem o negócio eles viajaram o mundo pesquisando e aprendendo tudo sobre a arte de fazer cerveja. O nome "Bamberg", aliás, presta homenagem à tradicional cidade alemã que, além de ser patrimônio cultural da humanidade, é também conhecida como o local com maior concentração de cervejarias por habitante no mundo.
Quem quiser fazer uma visita à cervejaria, encontrará taproom anexo e a possibilidade de agendar um tour.
EISBOCK *safra 2023
Cerveja feita a partir do congelamento da Weizenbock Dunkel da casa. Desta forma, a água em forma de gelo pode ser separada e o que sobra é um líquido concentrado. Com isso, o teor alcoólico de 8.2% salta para 12% ABV.
Líquido de tons rubi, permitindo pouca passagem de luz. Servido, forma um dedo de creme bege escuro de boa retenção.
No nariz, reminiscências de ameixa seca surgem em meio a toques caramelados, levemente tostados, de malte, e breve fenólico remetendo a cravo.
Ao paladar mostra corpo médio-alto e reduzida carbonatação. Tal como no aroma, o perfil esterificado, tostado e caramelizado advindo do malte, bem como suave fenólico oriundo da levedura, evoca sugestões de ameixa seca, pão australiano e cravo. Doçura comedida e álcool bem inserido. O final chega equilibrado, essencialmente maltado e tostado, porém ligeiramente amargo e frutado.
Cerveja muito agradável, "drinkability" relativamente alta para o estilo - um perigo! (rs)
Ótima opção também para quem, como eu, gosta de botar cerveja pra "pegar pó" na adega a fim de apreciar a evolução daqui alguns anos. O preço é excelente no site da cervejaria: pegue pelo menos duas, beba uma, guarde a outra e seja feliz.