A Leuven é uma cervejaria artesanal surgida em 2010 na cidade de Piracicaba (SP).
Em 2019, se fundiu com a cervejaria a Schornstein, de Pomerode (SC), dando origem à Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA).
Desde então, outras cervejarias foram absorvidas por esta nova empresa, sendo elas a The Drummer, também de Piracicaba, Seasons, de Porto Alegre (RS) e - mais recentemente - Startup Brewing, de Itupeva (SP).
DUBBEL CACAU MONK
O rótulo propõe uma interpretação de Belgian Dubbel com adição de extrato de cacau. Entre os ingredientes também estão malte, malte de trigo, açúcar mascavo de cana, melado de cana, lúpulo e sementes de coentro.
De coloração âmbar escuro, forma um dedo de espuma bege de média persistência.
No nariz, notas de chocolate vêm à frente seguidas por ameixa seca, bananinha passa e maçã caramelizada. Discreto toque de especiarias, ressaltado pelas sementes de coentro, complementam.
O sabor acompanha o aroma, com destaque para o cacau. Sugestões de banana passa, ameixa seca e torta de maçã despontam em segundo plano. Suave dulçor faz o corpo médio; carbonatação meio baixa pro estilo. Um amargor modesto pontua o final equilibrado, ao mesmo tempo maltado, frutado, algo achocolatado e condimentado.
Cerveja saborosa, fácil de beber. Foge bastante do perfil clássico do estilo, mas isso é claramente intencional.