Em 1915 o imigrante alemão Heinrich Hemmer começou a processar chucrute feito com os repolhos que ele mesmo plantava. Nascia assim a Hemmer - uma das mais tradicionais empresas brasileiras do ramo alimentício - com sede em Blumenau, Santa Catarina.
Consolidada no imaginário popular como uma marca de molhos, conservas e vinagres, desde 2016 a empresa vem também apostando numa linha própria de cervejas.
Como não possui uma planta cervejeira, toda a produção fica à cargo da Cervejaria Blumenau, na mesma cidade.
HEMMER'S DOUBLE IPA HBC 472
Double IPA elaborada com malte de cevada, açúcar de cana e lúpulo "experimental" HBC 472. 70 IBU.
Translúcida, de coloração dourada, no copo forma um dedo de espuma branca de média duração.
Aroma não muito pronunciado, predominantemente floral, com suave terroso. Lembranças de flor de limoeiro e discreto chá preto chamam a atenção.
Ao paladar mostra corpo médio e moderada carbonatação. Diferentemente do aroma, tanto o caráter floral quanto o terroso aparecem aqui na mesma intensidade. Com efeito, notas de limoeiro e chá preto, somadas a leve toque resinoso, desdobram-se entre modesto dulçor maltado. Um amargor apenas razoável não dá conta de secar bem o final, que segue ainda algo adocicado.
Cerveja saborosa, com interessante perfil ao mesmo tempo floral e terroso do lúpulo "experimental". Pra quem (como eu) acha OK que uma Double IPA não seja sempre super amarga, pode ser sim uma boa pedida.