Fundada em 2003, a Bierland surgiu com o intuito de resgatar a velha tradição cervejeira que marcou a história de Blumenau. Munida de fábrica com um restaurante anexo, ela deu início a jornada produzindo cervejas de inspiração alemã vendidas somente em forma de chope.
O crescimento só veio aos poucos, no próprio ritmo do mercado. Em 2009 estreou a linha envasada; em 2010, novos estilos. Grande expansão se deu nos anos seguintes.
CONCURSO DE CERVEJAS CASEIRAS
Na busca de uma maior aproximação com os "homebrewers", a empresa tem organizado anualmente o "Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland". A competição, que teve sua primeira edição em 2012, elege a melhor cerveja caseira de determinado estilo para reproduzi-la na fábrica em edição limitada.
KÜRBIS
Pumpkin Ale de 15 IBU baseada na receita campeã do 6º "Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland" - vencido por Silvio Rode, de Rio do Sul (SC). Entre os ingredientes estão malte de cevada, extrato de abóbora, lúpulo, açúcar mascavo e especiarias.
Líquido âmbar escuro, translúcido. Servido, forma um dedo de espuma esbranquiçada de curta duração.
Aroma doce, condimentado, celebrando o casamento entre abóbora, malte caramelizado e especiarias. Elementos como cravo, noz-moscada, canela e cardamomo se destacam.
Ao paladar mostra corpo médio, com moderado dulçor caramelado e carbonatação intermediária. Notas de noz-moscada, cardamomo, cravo e canela despontam brilhantes em meio a distinto gosto de abóbora. O final segue então bem condimentado, levemente adocicado.
Um confeito de abóbora em forma líquida. Muito bem estruturada. Ótima interpretação do estilo!