Em 1915, o imigrante alemão Heinrich Hemmer começou a processar chucrute feito com os repolhos que ele mesmo plantava. Nascia assim a Hemmer - uma das mais tradicionais empresas brasileiras do ramo alimentício - com sede em Blumenau, Santa Catarina.
Consolidada no imaginário popular como uma marca de molhos, conservas e vinagres, a empresa resolveu também apostar numa linha própria de cervejas. São seis rótulos distintos que chegaram ao consumidor no segundo semestre de 2016.
Como não possui uma planta cervejeira, a produção fica à cargo da Cervejaria Blumenau, na mesma cidade.
HEINRICH GOLDEN STRONG ALE
Batizada em homenagem ao fundador da Hemmer, esta 'Belgian Golden Strong Ale' é elaborada com malte de cevada, carboidratos, aveia e lúpulo.
*Unidade produzida na fábrica da cervejaria Blumenau, em Blumenau (SC).
Dourada e translúcida, forma uma camada estreita de espuma branca de curta duração.
Aroma moderado de ésteres, passando por nuances de laranja cristalizada e banana, além de sutil floral.
De corpo médio-alto e carbonatação baixa pro estilo, ao paladar traz notas de compota laranja e banana junto a considerável dulçor. Suave fenólico, remetendo a cravo, e discreto amargor complementam o final frutado, levemente condimentado.
Cerveja até agradável, apesar da carbonatação problemática. Em vários aspectos (concordando com os confrades abaixo), chega a lembrar uma 'Belgian Tripel'. Boa pedida para o dia-a-dia, se levarmos em conta o seu preço.