Fundada por André Junqueira e sua esposa Fernanda Lazzari, a "Morada Cia. Etílica" é uma cervejaria, destilaria e produtora de sidras com sede em Curitiba (PR). Em atividade desde 2011, a empresa opera sob o modelo "cigano", utilizando na maior parte das vezes a fábrica da "Cervejaria Curitiba" (conhecida pela linha "Gauden Bier") para fazer suas brassagens.
FUNKY ARÁBICA
Produzida exclusivamente para o clube de cervejas "Wbeer", trata-se de uma variante do rótulo de linha "Hop Arábica" - uma 'Blond Ale' de 10 IBU (feita em parceria com a cafeteria curitibana "Lucca Cafés Especiais") que leva café do tipo "catuaí" cultivado em Carmo de Minas (MG), região da Serra da Mantiqueira. Para esta versão especial foram também utilizadas cascas de laranja e leveduras "selvagens" do gênero 'Brettanomyces'.
Líquido cor de ouro velho, translúcido. Servido, forma um dedo de espuma esbranquiçada de baixa retenção.
No nariz, o aroma característico de grãos torrados de café se destaca. Nuances florais, cítricas e ácidas insinuam-se em segundo plano.
Na boca, uma doçura breve de malte é rapidamente interrompida por significativa acidez. Notas de café em pó, leve floral e algo de damasco seco surgem adjacentes. Corpo baixo-médio e carbonatação aquém da esperada para o estilo. O final seque quase seco, ácido e um pouco amargo. Traços de café torrado e certa adstringência de casca de laranja despontam no retrogosto.
O conflito entre elementos ácidos e adstringentes sob influência do café torrado constrói uma sinfonia de sabores um tanto quanto dissonantes. Tem-se assim uma cerveja meio desafinada, mas não necessariamente ruim. Trabalhar experimentalismos é um dos trunfos da Morada.