Mais um rótulo da Dogma, cervejaria (por enquanto) "cigana" de São Paulo.
E.A.P.
Parceria entre o Empório Alto dos Pinheiros (famoso bar cervejeiro de São Paulo, conhecido como EAP) e a cervejaria Dogma. Trata-se de uma 'Russian Imperial Stout' feita com malte de cevada, aveia, lúpulo e adição de café maturado em barris de madeira previamente utilizados pelo whisky escocês "Balvanie Single Malt". Amargor de 50 IBU.
O consumo de café maturado em barris de madeira diversos tem se mostrado uma tendência entre os amantes da bebida quente mais apreciada do mundo. Neste processo, os frutos do café são acondicionados em espécie dentro dos barris para depois de algum tempo serem retirados, descascados e torrados.
Na ilustração do rótulo, a caricatura do proprietário do EAP, Paulo Almeida.
*Unidade produzida sob contrato na fábrica da cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista (SP).
Líquido castanho escuro, praticamente preto. Na taça, uma camada fina de espuma bege desaparece em poucos segundos.
Aroma pronunciado de maltes escuros e café expresso. Notas de bolo de chocolate, baunilha, castanhas, além de leve amadeirado de whisky, despontam com elegância.
De corpo médio-alto e carbonatação contida, ao paladar impressiona com seu impactante perfil de torrefação. Ainda que haja uma doçura de caramelo importante no centro, o que impera mesmo são os toques de pão queimado, chocolate amargo, café verde e lúpulo condimentado. Nuances de baunilha e um sopro de whisky posicionam-se adjacentes. Contextualizado, o calor alcoólico não incomoda. Há certa aspereza no final bem amargo, com torrefação nas alturas e lúpulo condimentado. Uma adstringência significativa, lembrando o gosto de café no pé, amarra o retrogosto. Naturalmente, a drinkability é reduzida.
'Imperial Stout' parruda e de muita personalidade. Se você, como eu, não dispensa uma xícara de café forte com pouco açúcar, pode vir sem medo que vai pirar nessa breja!