Em atividade desde 2008, a "Lund" é uma das diversas cervejarias artesanais que fazem de Ribeirão Preto um dos mais relevantes polos cervejeiros do interior paulista. Seu fundador, o médico e empresário Yussif Ali Mere Junior, teve a ideia de montá-la após uma temporada de estudos e boas cervejas no continente Europeu - mais especificamente na cidade de Lund, Suécia.
Além dos rótulos próprios, a Lund tem abrigado a produção, sob contrato, da cervejaria "cigana" "Suméria", de Santo André (SP).
LION POLSKI ALE
Rótulo feito em colaboração com a cervejaria Suméria, trazendo um estilo polonês conhecido como 'Grodziskie' ou 'Grätzer' (em alemão). Sua origem é a Polônia do Século XV, mais especificamente a cidade de Grodzisk.
Feita 100% com malte de trigo defumado em madeira de carvalho, atingiu significativa popularidade entre o período em que a Polônia esteve sob o domínio da Prússia (atual Alemanha) no século XIX até pouco antes da Segunda Guerra. À partir de então, a produção e interesse pelas 'Grodziskie' diminuiu a ponto de quase extingui-las. Felizmente, a recente onda artesanal cervejeira acabou resgatando este estilo quase perdido e em 2013 ele foi incluído no guia oficial da "Brewers Association".
A receita da "Lion Polski Ale" foi elaborada de acordo com as diretrizes do "Projeto Grodziskie Brasil" - uma iniciativa que reuniu diversos cervejeiros do país com o objetivo de recuperar o estilo. Com efeito, ela leva 100% de malte de trigo defumado em madeira de carvalho e lúpulos poloneses, atingindo o amargor de 12 IBU. Vale ainda lembrar que o rótulo ganhou medalha de ouro na edição 2016 do "Concurso Brasileiro de Cervejas" em Blumenau (SC).
Líquido turvo de coloração amarela palha. Na taça, forma um dedo de espuma branca de baixa duração.
Aroma dominante de malte defumado, remetendo a embutidos como paio e salame. Nuances discretas de maçã verde se esgueiram ao fundo.
Na boca tem corpo baixo e elevada carbonatação. Notas maltadas/defumadas de panificação e salame acompanham um dulçor levíssimo e sutil toque de maçã verde. Moderada sensação defumada permeia o final seco, ligeiramente salgado e amargo. Drinkability nas alturas.
O resultado é uma espécie de "Rauchbier atenuada" bastante refrescante. Vale muito conhecê-la!