Mais um rótulo da Wäls, de Belo Horizonte (MG) - cervejaria que desde 2015 integra o universo Ambev.
UNIQUE
*unidade degustada após nove meses de guarda.
Lançada como edição limitada em outubro de 2015, o rótulo marcou a transição para o novo posicionamento de marketing traduzido no slogan "cerveja arte". A ideia de associar uma cerveja "única" ao conceito autoral de arte rendeu até mesmo uma parceria com o artista plástico Enio Longo - o que resultou numa exposição da sua chamada "Nanoarte" na Pinacoteca de São Paulo. As obras, confeccionadas a nível molecular e depois ampliadas, chegaram a utilizar imagens microscópicas da própria cerveja.
Para tentar inovar, a receita propõe uma espécie de "White Barleywine" (ou seria uma 'Wheatwine'?) repousada durante meses em dornas de cerejeira. Os ingredientes incluem malte de cevada, malte de trigo, aveia, carboidrato e lúpulo - além de aditivos químicos. Amargor de 100 IBU.
O envase se dá em garrafas rolhadas seladas com cera branca. Na taça exibe líquido dourado translúcido, formando um dedo de espuma alva de boa retenção.
O aroma destaca notas adocicadas de malte, uvas brancas e maçã madura, chegando a lembrar um pouco vinhos claros tipo "colheita tardia". Nuances amadeiradas de coco, canela, álcool - e uma pitada bem curiosa de verniz - complementam o espectro e aumentam a noção de profundidade.
Na boca tem corpo médio, com doçura comedida de malte e carbonatação amena. As sugestões de maçã madura, vinho branco, canela, coco branco e madeira se confirmam. Há uma aresta evidente de álcoois superiores remetendo à cachaça que pode incomodar um pouco. Esse calor etílico, combinado a toques condimentados de lúpulo, confere certa sensação de solvente, mas não a ponto de arruinar tudo. Um amargor considerável ajuda a enxugar o final adocicado, picante e ligeiramente ácido. Drinkability baixíssima.
Após inúmeras avaliações negativas, confesso que esperava algo muito pior. Não é uma cerveja primorosa, contudo está longe de ser ruim. Quem sabe o tempo de armazenamento não tenha jogado a seu favor? Valeu a bicada!