Quem acompanha de perto a cena artesanal cervejeira sabe que a Wäls, de Belo Horizonte (MG), foi adquirida pela Ambev em fevereiro de 2015. Desde então a marca vem trabalhado uma mudança gradual de imagem - algo que se traduz tanto na reformulação gráfica dos rótulos quanto através do novo logo "Cerveja Arte".
No intuito de reforçar essa inspiração "artística", a cervejaria mineira lançou em maio último uma linha especial em comemoração aos dez anos do Instituto Inhotim. Localizado na cidade de Brumadinho (também em Minas) o Inhotim é considerado o maior centro de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Ao todo são três rótulos ligados ao instituto: "Impetus", "Reticulata" e "Walkeriana".
RETICULATA
Trata-se de uma 'Witbier' com adição de flocos de aveia, suco de tangerina, suco de laranja, extrato de coentro e aditivos químicos. O rótulo é uma referência ao nome científico da tangerina ("Citrus Reticulata") - fruta bastante cultivada em Brumadinho. Amargor de 17 IBU.
Líquido enevoado, amarelo palha. Servido, forma uma camada rala e pouco duradoura de espuma branca.
Aroma suave, sobrepondo notas de laranja, tangerina e limão às nuances de cereais provenientes do malte.
Pitadas de coentro e leve metálico aparecem com discrição.
Na boca tem corpo baixo-médio e sensação frisante. Sutil dulçor de malte, com ecos de cereais, acompanha elementos cítricos, terrosos e condimentados trazendo laranja, tangerina, algo de folhas secas, banana verde e coentro. O final cítrico culmina num retrogosto curto de ligeira adstringência.
Cerveja agradável, refrescante, mas que não impressiona. Vale pela curiosidade.