Continuando o movimento iniciado há cerca de dois anos, a "Ambev" mostra de novo sua disposição em abocanhar uma fatia importante do mercado de "cervejas especiais". A novidade, mais uma vez, chega por meio da cervejaria "Bohemia" e foi apresentada oficialmente durante a edição 2016 do "Festival Brasileiro da Cerveja" em Blumenau (SC).
São três rótulos com temas relacionados a Petrópolis - a cidade sede da "Bohemia" na região serrana do Rio de Janeiro. As receitas contaram com a assessoria de José Felipe Carneiro, da cervejaria "Wäls", e pela primeira vez foram abertas ao público no site oficial como forma de se aproximar dos cervejeiros caseiros.
14-WEISS
O rótulo presta homenagem ao 14-Bis, primeiro avião de Alberto Santos Dumont (quem tinha uma casa em Petrópolis). Trata-se uma 'German Weizen' feita com malte de trigo, cevada e 2 variedades de lúpulo ("Halertau Perle" e "Cascade"). Amargor de 15 IBU.
Líquido amarelo claro de baixa turbidez. No copo, forma dois dedos de colarinho branco de longa duração.
Aroma suave de malte, remetendo a cereais, com notas esparsas de chiclete, banana e cravo.
De corpo leve e carbonatação mediana, tem sabor dominante de malte sugerindo cereais crus e panificação. Nuances pálidas de banana e cravo apontam para uma expressão raquítica dos fenóis e ésteres esperados no estilo. Final seco, meio aguado, com ligeiro frutado.
O resultado é uma cerveja inofensiva, que privilegia refrescância e drinkability em detrimento do sabor. A experiência não é de todo ruim, mas o "benefício" acaba ficando bem próximo do proporcionado pela "Brahma Extra Weiss" que custa a metade do preço.