Localizada na cidade de Forquilhinha, extremo sul catarinense, a "Saint Bier" nasceu em 2007, mas só foi oficialmente inaugurada em 2009. A empresa, que detêm sua própria linha de cervejas, também abriga produções das cervejarias "Barco" e "Coruja".
RED ILA
Sigla para "Invasora da Lavoura de Arroz" (ILA), o rótulo faz parte da linha intitulada "Método Herege" (por não respeitar a "Lei de Pureza" alemã). Trata-se de uma 'American Amber Ale' com adição de arroz vermelho e amargor de 65 IBU.
Líquido avermelhado de considerável turbidez. No copo, forma três dedos de espuma bege de longa permanência.
No nariz, malte e lúpulo se equilibram entre nuances caramelizadas, tostadas, terrosas e herbáceas. Leve toque de frutas vermelhas acompanha um "chulézinho" característico de lúpulos velhos, mas que não chega a incomodar tanto.
O paladar revela uma cerveja praticamente sem corpo, com carbonatação mediana. Moderado amargor de lúpulo herbáceo/terroso desenrola-se sobre pronunciada tosta advinda do malte. Final seco, amargo, um pouco aguado. A sensação que fica é de que o teor alcoólico está muito aquém do anunciado.
O resultado é uma breja levíssima, refrescante, mas sem a pegada cítrica esperada para uma 'American Amber Ale'. Talvez o lúpulo esteja decaído. De qualquer maneira, com base no que foi apresentado, não repetiria a dose.